Abrir menu principal

Desciclopédia β

Álgebra

Gráfico pizza de pizza!.jpg Este artigo é relacionado à matemática.

ExdeSubtração.png

NovoWikisplode.gif
Para os neo-ateus que preferem acreditar em mentiras, os supostos experts da Wikipédia têm um artigo sobre: Álgebra.

Cquote1.png É de comer ? Cquote2.png
Sua mãe sobre Álgebra

Cquote1.png Eu que fiz!1onze!1 Cquote2.png
Françóis Viète
Em matemática, álgebra é o ramo que estuda as generalizações dos conceitos e operações de aritmética. Hoje em dia o termo é bastante abrangente e pode se referir a várias áreas da matemática, ou não.

Índice

ClassificaçãoEditar

HistóriaEditar

 
Um exemplo da Álgebra.

As origens da álgebra se encontram na terra de Dercy Gonçalves antiga Babilônia, cujos matemáticos desenvolveram um sistema aritmético avançado (ou não), com o qual puderam fazer cálculos algébricos (já era de se esperar). Com esse sistema eles foram capazes de aplicar fórmulas e calcular soluções para incógnitas para uma classe de problemas que, hoje, seriam resolvidos como equações lineares, equações quadráticas e equações indeterminadas, o que foderia com os alunos de sétima série, cujo tema principal em matemática, é a álgebra. Por outro lado, a maioria dos matemáticos egípcios desta era e a maioria dos matemáticos indianos, gregos e chineses do primeiro milénio a.C. normalmente resolviam estas equações pormétodos geométricos, como descrito no Papiro Rhind, Sulba Sutras, Elementos de Euclides e Os Nove Capítulos da Arte Matemática. Os estudos geométricos dos gregos, consolidado nosElementos, deram a base para a generalização de fórmulas, indo além da solução de problemas particulares para sistemas gerais para especificar e resolver equações.

EtimologiaEditar

O nome "álgebra" surgiu do nome de um tratado escrito por Al-Khwarizmi, um matemático nascido na Pérsia por volta de 800 d.C. em Khwarizmi, atualmente no Uzbequistão, e que viveu em Bagdá na corte do califa Al Manum (conhecido especialmente pelos puteiros e a bagunça de lá). Abū ‘Abd Allāh Muḥammad ibn Mūsā al-Khwārizmī é considerado o fundador da álgebra como a conhecemos hoje. Seu trabalho intitulado: Al-Jabr wa-al-Muqabilah, isto é O livro sumário sobre cálculos por transposição e redução era um trabalho extremamente didático e com o objetivo de ensinar soluções para os problemas matemáticos cotidianos de então. A palavra Al-jabr da qual álgebra foi derivada significa "reunião", "conexão" ou "complementação". A palavra Al-jabr significa, ao pé da letra, a reunião de partes quebradas. Foi traduzida para o latim quase quatro séculos depois, com o título Ludus Algebrae et Almucgrabalaeque.

Mais históriaEditar

 
Uma prova (ou pelo menos era para ser) de álgebra pokémonlizada.

Na data de 1140, Robert de Chester traduziu o título árabe para o latim, como Liber Algebrae et almucabala. No século XVI é encontrado em inglês como Algiebar and Almachabel, e em várias outras formas, mas foi finalmente encurtado para Álgebra. As palavras significam "restauração e oposição". Behâ Eddin (cerca de 1600 d.C.) escreve: "O membro que é afetado por um sinal de menos será aumentado e o mesmo adicionado ao outro membro, isto sendo álgebra; os termos homogêneos e iguais serão então cancelados, isto sendo macumba al-muqâbala". Os mouros levaram a palavra al-jabr para a Espanha, um algebrista sendo um restaurador ou alguém que conserta ossos quebrados. Por isso, Miguel de Cervantes em Dom Quixote é feita menção a "um algebrista que atendeu ao infeliz Sansão". Em certo tempo não era raro ver sobre a entrada (hm) de uma barbearia as palavras "Algebrista y Sangrador". O uso mais antigo da palavra álgebra no inglês em seu sentido matemático foi por Robert Recorde no O Caminho para o DesConhecimento, em 1551:   Também a regra da falsa posição, que traz exemplos não somente comuns, mas alguns pertinentes à regra da Álgebra, e blá blá blá  
Robert Recorde
. "Álgebras" (no plural sua mula) aparece em 1849, no "Trigonometria e Dupla Álgebra" de Augustus de Morgan:

É mais importante que o estudante tenha em mente que, com uma exceção, nenhuma palavra ou sinal de aritmética ou álgebra tem um átomo de significado ao longo deste capítulo, cujo objeto são os símbolos, e suas leis de combinação, dando uma álgebra simbólica a qual pode daqui em diante se tornar a gramática de cem álgebras significativas e distintas".

A algebra começou a ser usada na Europa para designar os sistemas de equações com uma ou mais incógnitas a partir do século XI.

Explicações das classificaçõesEditar

  • Álgebra universal: É o campo que te enche o saco todo dia na porta de sua casa da merda matemática que estuda as ideias em comum de todas as estruturas algébricas.
  • Al-Gebra: Divisão de trabalho da Al_Qaeda, onde os membros criam contas super complicadas e as mandam para seu professor te torturar.