Abrir menu principal

Desciclopédia β

Ônibus complementar

Ônibus complementar é um ônibus que a prefeitura da cidade contrata para atender as necessidades daqueles pobres coitados cujo sistema de transporte público não é capaz de satisfazer, obrigando a esses diabos gastarem uns trocados a mais na passagem para irem ao trabalho e voltar pra casa.

Índice

Como surgemEditar

 
Olhando assim nem parece que mais de 50 nego se amontoam aí dentro

Toda cidade tem um consórcio de transporte com uma frota de ônibus bem definida visando atender ao máximo (ou ao mínimo) possível das necessidades da população. Porém há casos em que ainda assim existem localidades que ficam foram das rotas desses ônibus, e para não deixar esse pessoal na mão eles fazem acordos para trazerem ônibus a mais para enfim satisfazer todo mundo (ou não)

Como sãoEditar

A maioria dos ônibus complementares na verdade nem são ônibus direito, muitos deles são vans ou ônibus tão apertados que parecem ser mega-vans. Uma vez dentro do veículo você é obrigado a dividir seu metro quadrado com outras 10 pessoas que geralmente são pedreiros, senhoras de meia idade, donas de casa e outro tipo de gente que você só encontra nos ônibus. Muitos deles parecem ser bem-feitos e confortáveis, com assentos acolchoados e reclináveis, mas a verdade é que muitos dos lugares estão todos rasgados e riscados e as alavancas de reclinar nem funcionam mais. Tem ar-condicionado para deixar o clima agradável, mas pouquíssimos funcionam e a sensação térmica dentro dos ônibus complementares é a de estar dentro de uma lata de sardinha, ainda mais com o cecê e a catinga dos passageiros que lembram bem cheiro de peixe fresco

Quem são os passageirosEditar

Geralmente pessoas de origem mais humilde, que vivem nos subúrbios da cidade e precisam deslocar-se grandes distâncias ao seu local de trabalho, tendo que depender do transporte complementar por não ter como um ônibus normal do tamanho que tem conseguir se enfiar naqueles buracos de fim de mundo. A maior vantagem de se pegar esse ônibus complementar é que você nunca vai ser assaltado, pois ele é tão estreito e apertado que é capaz do ladrão morrer de asfixia sufocado pelos passageiros quando estiver fazendo sua "ronda". Além disso como a passagem é mais cara que a convencional, não são todos que podem pagar, por isso não há risco de dividir espaço com maconheiros, cracudos, mendigos, meninos de rua e outras desgraças que somos obrigados a conviver nos ônibus tradicionais.

Ver tambémEditar