Abrir menu principal

Desciclopédia β

1500 metros

1500 metros é uma prova de média distância do atletismo que consiste numa corrida de 1500 metros (óbvio), equivalentes a 4 voltas entediantes ao redor do estádio. Os praticantes dessa modalidade são chamados de fudidos porque ninguém se importa com eles, e só se destaca nessa prova aqueles atletas que são fracassados na maratona, esta uma prova realmente relevante, então os fudidos precisam se contentar com essa mini-maratona desimportante e secundária.

É uma competição que exige mais preparo aeróbico do que as provas de velocidade pura, ou seja, capacidade de respirar oxigênio. Todavia bactérias anaeróbicas também se saem bem nesse tipo de prova, e por isso este tipo de competição é dominada por atletas africanos.

Índice

HistóriaEditar

Não há registros de alguém competindo essa porcaria na antiguidade, porque naquela época ainda havia bom senso na cabeça das pessoas, coisa que se perdeu com a modernidade e chegada da internet e sua enxurrada de pornografia.

A prova foi introduzida nas primeiras olimpíadas de Atenas 1896, e desde aquela época ninguém se importou com quem venceu ou quem perdeu, porque os poucos malucos que se importam com competições de longa distância acompanham a maratona e só.

Esta modalidade foi permitido para as mulheres somente a partir dos Jogos de Munique 1972, ano em que a África foi dividido em vários países e as mulheres de lá, únicas capazes de correr tanto, foram permitidas a competir, embora vários pequenos travestis chineses tenham, conquistados os principais recordes na modalidade.

RegrasEditar

 
Atleta executa uma manobra permitida chamada "chute na panturrilha" e derruba com sucesso duas adversárias de uma vez.

Os competidores devem largar alinhados e não precisam estar humilhados de quatro no chão como nas largadas de provas de velocidade, podendo eles largarem todos de pé como pessoas normais, sendo permitido a todos eles correr por onde quiser sem respeitar raias, ou seja, fechando os adversários e atrapalhando-os.

É permitido e incentivado a aplicação de rasteiras, totozinhos (nome de uma manobra que consiste numa joelhada certeira na coxa adversária), tapas e empurrões. Todavia, tais golpes devem ser executados de maneira dissimulada como se fossem desferidos acidentalmente, aqueles golpes que parecerem muito propositais não são aceitos, então além de velocidade e resistência, os competidores dessa distância devem demonstrar grande capacidade de dissimulação.

RecordistasEditar

HomensEditar

Tempo Atleta País
3:26.00
Hicham El Guerrouj
  Marrocos
3:26.34
Bernard Lagat
  Quênia
3:26.69
Asbel Kiprop
  Quênia
3:27.37
Noureddine Morceli
  Argélia
3:27.64
Silas Kiplagat
  Quênia
3:28.12
Noah Ngeny
  Quênia

MulheresEditar

Tempo Atleta País
3:50.07
Genzebe Dibaba
  Etiópia
3:50.46
Yunxia Qu
  China
3:50.98
Bo Jiang
  China
3:51.34
Yinglai Lang
  China
3:51.92
Junxia Wang
  China
3:52.47
Tatyana Kazankina
  União Soviética
v d e h