Abrir menu principal

Desciclopédia β

Acordo de Livre Comércio da América Central e República Dominicana

Acordo de Livre Comércio da América Central e República Dominicana, do ingrêis, CAFTA-DR (não o prato árabe) é uma tentativa de criação de um bloco econômico com todos os países da América Central que querem imitar seus irmãos ricos NAFTA e Mercosul.

Criação, História e ObjetivosEditar

 
CAFTA-DR kafta.

A CAFTA-DR está sendo criada em segredo pelo governo americano com objetivos secretos de criar a ALCA. Como tudo quanto é país da América Central já estão fudidos mesmo e não tem nada a perder, criaram a CAFTA-DR ficando todos amigos. O nome foi inspirado no prato típico árabe, cujo países membros jamais saborearam.

A República Dominicana, outro país que não tem nada a perder, entrou de bicão na história e se tornou membro. Seu principal objetivo é tentar conseguir dinheiro para construir um muro na fronteira com o Haiti.

Um dos objetivos do CAFTA-DR é para servir como passo intermediário para a criação da ALCA, falta só a criação deste, já que a ALCA vai ser a fusão da NAFTA (panelão dos ricos), Mercosul (mercado sul-americano de cocaína e afins) e o CAFTA-DR.

Outro objetivo do bloco econômico é fazer dos lucros do Canal do Panamá serem dividiods por todos os países membros.

Países MembrosEditar

Organizações Internacionais
v d e h

Blocos económicos: AECALBAALCAAPECASEANCAFTA-DRCANCAOCARICOMCEDEAOCEEACEEACCEIMercosulNAFTAOCDESADCUAUEUMAUNASUL

Outras panelas: BRICSCOICommonwealthCPLPCruz VermelhaEixo do MalFIFAFrancofoniaG1G3G4G5G8G20G77G193GAAAAALiga ÁrabeOPEPOTAN