Abrir menu principal

Desciclopédia β

Aegaeon

Aegeon em "takes", apesar de tudo você só consegue ver um monte de riscos de caneta, mas tente olhar dentro do Anel G que poderá ver alguma coisa.

Aegaeon é uma das Luas de saturno (pra não dizer a única) que orbita o Anel G, que fica depois do Anel F que já era uma suruba só devido aos Satélites pastores que ficavam por lá. Aegeon orbita ao longo desse anel, ao menos é a de maior significância para o anel já que Epimeteu e Jano já orbitavam antes o anel G só que a diferença é que eles são indecisos e sempre mudam de rota, Já Aegaeon nem tanto.

DescobertaEditar

É meio confusa pois o texto foi pego em Espanhol do Paraguai.

Uma tal de Carolyn Porco (?) liderando uma parte da missão da Cassini descobriu aegeon orbitando pelo anel mais fino e fresco de Saturno. O Anel G que praticamente nem existe mas como é considerado um anel. Aegaeon então é levado em consideração por ser a única lua "única" local.

Ou seja, uma que orbita especialmente o Anel G, além de ser a maior já que as outras duas que orbitam são o Epimeteu e Jano mas elas não são tão boas quanto essa. Seja como for, Aegaeon tem as mesmas características de uma lua desinteressante de Saturno, foi sorte terem parado para tirar algumas fotos, pois na primeira que tiraram não saiu boa então decidiram tirar outra melhor, pra calcular o tamanho.

SatéliteEditar

O satélite é a mesma coisa que Prometeu, epimeteu, Jano e até mesmo Pandora (que formaram uma história inteira em Saturno), tem um aspecto cheio de buracos parecendo uma bola de Golfe mesmo, não tem atmosfera e tudo isso só por terem tirado uma única foto do satélite, assim deduziram um tanto de informações sem sequer olhar a lua direito.

A única diferença das demais satélites está no seu tamanho e órbita que é de alguns diâmetros que pouco importa o número e a sua órbita da linha do equador que também muda com alguns quilômetros todo o ano.

NomenclaturaEditar

Vem de um grupo de gigantes de 100 braços e milhares de olhos da Mitologia grega, apesar de tudo, o satélite não é lá grande coisa para ser comparado à isso.