Abrir menu principal

Desciclopédia β

Almaty

Almaty é considerada atualmente uma das melhores cidades do Cazaquistão, o motivo se deve ao fato de sua proximidade com a fronteira e a maior possibilidade de fuga do país. Pena que depois da fronteira é o Quirguistão o que não melhora muita coisa...

HistóriaEditar

 
Um típico açougue de Almaty exibindo os cortes de carne de iaque a venda.

Almaty foi uma aldeia fundada pelos Coça Sacos em 1854 para servir de entreposto nas rotas do comércio de chapéus de pele de esquilo e cachecóis feitos de couro de fuinha.

A aldeia que antes era conhecida como "Верный" passou a se chamar "Алма-Ата" em 1867. Eu sinceramente não identifiquei nenhuma diferença, mas tudo bem, fica registrado nos anais.

A cidade enfrentou um devastador terremoto em 1911 que não deixou nenhum edifício de pé, a sorte dos almatyanos é que não existiam nenhum edifício mesmo naquela época. Aliás, nesse dia não havia ninguém em Алма-Ата, afinal estavam todos em Astana para o Campeonatinho Cazaque de Cuspe à Distância.

Em 1921 durante uma partida de War chamada por alguns historiadores de "Segunda Guerra Mundial", Lenin durante seu turno colocou 7 exércitos vermelhos em Dudinka e sem dificuldade venceu os dois exércitos brancos que estava em Omsk (Almaty), embora os branco tenham começado bem a batalha tirando dois "6" nos dados amarelos anulando qualquer chance do exército vermelho, no turno seguinte um "5" e um "3" dos dados vermelhos foram suficientes para derrotar os brancos que tiraram "2" e "1" nos dados amarelos, e assim a cidade se tornou membro dos Comedores de Criancinhas.

Depois de 1991 nada se sabe sobre Almaty, pois com o fim da União Soviética acredita-se que Almaty tenha sido sugada por um buraco negro.

GeografiaEditar

Conforme dados cedidos pelos satélites da Grow através do seu instituto War de Estatísticas, Almaty fica em Omsk. Para ser mais específico, Almaty fica em algum lugar na Cordilheira de Tian Shan... espera aí... ninguém sabe onde diabos fica essa porra de Tian Shan!

PopulaçãoEditar

Com 1.185.900 habitantes (2004), ou seja, 88% da população do Cazaquistão. Quantidade esta dividida entre 60% de cazaques, 30% de cabras e 10% de quirguizes. É por causa dos quirguizes que vivem em Almaty que o Quirguistão tem má fama no Cazaquistão, afinal, os quirguizes não prostituem suas irmãs.