Abrir menu principal

Desciclopédia β

Alta definição

Este artigo aparece na TELEVISÃO!

Cuidado com as mensagens subliminares que estimulam você a comer no McDonalds ou habilitar o novo Office.

ReversalTV.jpg


Cquote1.png Você quis dizer: 720p Cquote2.png
Google sobre Alta definição
Cquote1.png Experimente também: 144p Cquote2.png
Sugestão do Google para Alta definição
Cquote1.png Sua intenção era pesquisar: Youtube Cquote2.png
Google dando uma de adivinho com a pesquisa de Alta definição

Contemple a primeira imagem em alta definição do mundo.

Alta Definição, conhecida como HD da língua inglesa Hole in Dick é uma resolução de imagem e vídeo capaz de criar imagens nítidas, saturadas, explicitas e legíveis para o estragado olho humano, quanto maior o número de pixels, melhor para o cego que está vendo.

É chamada popularmente de 720p devido a 720 linhas horizontais utilizadas para gerar uma única foto, diferente da definição baixa de 220p onde só aparece um borrão na tela, a alta definição ajuda os míopes a enxergar um pouco melhor. (ou não)

Índice

HistóriaEditar

 
Televisão brasileira com alta definição em perfeito funcionamento.

Depois que a TV foi inventada lá em 1900 e guaraná com rolha, as resoluções disponíveis na quela época eram de 144p e 220p, ambas rodavam em uma tela menor do que o do Nokia tijolão. Pouco menos de uma década a resolução de imagem evoluiu rapidamente para 360p, 480 e 540p, mas resolveram parar por aí e começaram encontrar um jeito de transmitir o mundo colorido, um feito que demorou 300 anos até a primeira televisão em cores ser comprada. A história não para por aí, mas parece que algum cachorro comeu alguns artigos da Wikipedia, pois lá não diz quando o homem criou a alta resolução, por sorte essa história passou na televisão então podemos continuar contando.

Foi apenas em 1928 quado a alta resolução foi criada, pois foi fabricada a primeira tela que aquentava a tal resolução. No cinema a resolução foi utilizada pela primeira vez no filme Titanic de 1933, foi também o primeiro filme a ser gravado pelas câmeras da tekpix, câmeras essas que foram as primeiras a ter a resolução de alta definição.

As diferentes altas resoluçõesEditar

 
Televisões de tubo não estão aptas a rodar a alta definição.
  • 720p - Alta resolução, a mais comum, e a menor considerada enxergável alta resolução.
  • 1080p - Chamada de full HD ou FHC, é obviamente mil vezes melhor que a resolução acima.
  • 2160p - 2K: É uma resolução desconhecida, pois quando foi inventada já estava ultrapassada por sua irmã 4K.
  • 3240p - 3K: Mais desconhecida ainda, e por isso é usada para enganar trouxas, atualmente encontrada em celulares de rico.
  • 4320p - 4K: Também chamada de Ultra HD é uma resolução de ótima qualidade caríssima pra caralho.
  • 7680p - 8K: Chamada de Full-Ultra HD está disponível em todas as lojas japonesas.
  • 10240 - 10K: Feita especialmente para minutores do MAC da Apple.
  • 15360 - 16K: Segundo especialistas ela é chamada de alta resolução estupidamente nítida.

Alta resolução no cotidianoEditar

 
Exemplo de 720p para 72p.

Na década de 2010 a alta resolução tem se espalhado não só na televisão ou no cinema, ela é também considerada uma resolução de gravação de vídeo usada em todas as mídias de comunicação, como por exemplo no Youbug.

Países como Japão e Estados Unidos do Sul tem a alta definição como padrão em 99,9999% das casas nesses países. No Brasil a alta definição não é uma realidade, com isso o brasileiro é obrigado a ver sua novela e seu jogo de futebol na visão de uma velha de 102 anos.

A resolução padrão mundial é de 480p, sendo as mais altas de 8K já padronizada no Japão, Noruega, Suécia e EUS. A resolução padrão mais baixa está no Brasil e em Tuvalu (país que não tem um serviço de TVs), ambos contém uma resolução de 24p em 97,89% das casas, já na questão do Brasil apenas 2,11% tem a resolução de 240p e só 1% tem a disponibilidade da resolução de 360p.

VídeosEditar

Agora experimente um vídeo da mãe natureza em alta definição, isso se o seu pobre tela aquentar.

Ver TambémEditar