Abrir menu principal

Desciclopédia β

Anemia

Asclepius.png A Desciclopédia não é um consultório de medicuzinho.
Por isso, tome vergonha e vá procurar um para fazer seu check-up.



Esse artigo é pra quem pensa. Que não é seu caso. Então crike aki que você ganha mais em vez de ler isso...



A anemia na ciência essa tralha é a diminuição dos níveis de hemoglobina na circulação (hemoglobina é um troço que seu sangue tem que parece uma bala soft). A principal função da hemoglobina, uma tal proteína que você não conhece presente nas hemácias, é o transporte de oxigênio dos pulmões para os tecidos. Ao contrário de outras pessoas idiotas que pensam que anemia é leucemia pois não é. Anemia causa a falta de sangue no ferro deixando a pessoa fraca, leucemia é uma bagaça que transforma sue sangue em água e você morre por hemorragia mas não é esse o caso aqui.

Os valores de normalidade da hemoglobina variam com o sexo e a idade e preferência sexual do indivíduo. Em indivíduos adultos (maiores que 16 anos) do sexo masculino, o limite inferior da normalidade é de 13,5 g/dL. Em mulheres adultas este valor é de 12,0 g/dL. Em gays é mais ou menos 24,69 g/dL, mas como você é burro não vai entender isso em linguagem médica e nem científica vamos parar por aqui.

É muito importante lembrar que o termo anemia reflete tão somente o baixo nível de hemoglobina circulante e com o baixo nível de ferro no sangue, o que não firma o diagnóstico etiológico. Portanto, uma vez presente, é necessário seguir investigação para determinar qual a sua causa, que provavelmente é o fato de você não comer feijão, carne, e nem fígado, guardando o dinheiro para comprar um tênis novo da nike para se exibir com seus amigos, mas se você estiver morto você não pode exibir ele ok?

Índice

Sinais e sintomasEditar

São variáveis e dependem da gravidade do quadro e da sua motivação própria, pois se você já for retardado por natureza ninguém vai notar no começo, esse troço depende muito da sua velocidade de instalação e dos níveis de hemoglobina. Podem ocorrer:

  • fadiga e fraqueza, o fato que nem no PC você quer ficar mais jogando Tíbia e nem Mu por horas estando ai em estado crítico...
  • palidez cutâneo-mucosa (pele, conjuntiva) você começa a ficar mais nojento que um leproso...
  • dificuldade de concentração, depende se você tiver dislexia você é burro mesmo.
  • vertigens e tonturas, (isso! Toma bastante coca-cola pra você ver o que é bom...)
  • palpitações e taquicardia, mas nem é pela doença, e sim por causa do seu colesterol alto que você não cuida...
  • claudicação (dores nas pernas), isso já é de varizes e estrias...
  • dispnéia (falta de ar), você corre o risco de morrer dormindo.
  • inapetência ocorre freqüentemente em crianças, e gurias retardadas.

EtiologiaEditar

 
Não quer comer verdura??? Vai dar anemia em você!!!!
 
É assim que você fica se não comer feijão e nem fígado...

As causas de anemia são variadas para complicar mais sua vida idiota. Podemos citar:

  • Causas Genéticas, que vem herdado da droga da sua família:
    • Defeitos na hemoglobina:
      • doença falciforme presença de hemoglobina S (HbS) nas hemácias de um indivíduo, ou seja você é um mutante...
      • hemoglobinopatia SC A Hemoglobinopatia SC caracteriza-se pela presença anômala tanto da hemoglobina S quanto da hemoglobina C. Que eu não sei só sei se você tiver você tá fudido...
      • hemoglobinopatia C Não sei o que é...
      • hemoglobinopatia E Muito menos...
      • hemoglobinopatia D isso tem haver com hepatite?
      • Síndromes Talassêmicas é um tipo de anemia hereditária causado por ausencia de alguma porcaria que não faz diferença...
    • Defeitos na membrana do eritrócito
      • eliptocitose epilepsia???
      • esferocitose é um tipo de anemia de transmissão hereditária que se traduz pela presença de hemácias microcíticas (pequenas) e hipercrômicas, uma porcaria que ninguém vai querer ler mesmo...
    • Defeitos enzimáticos
      • deficiência em glucose-6-fosfato desidrogenase é uma doença hereditária recessiva ligada ao cromossomo X, que também te faz um mutante bem esquisito...
  • Causas Nutricionais:
    • Deficiência de ferro (Anemia Ferropriva) quando você não come feijão...
    • Deficiência de vitamina B12 (Anemia perniciosa) quando você não come espinafre como o Popeye...
    • Deficiência de folato (Anemia megaloblástica) esse ai não faço a mínima ideia...
  • Causas Hemorrágicas:
    • Agudas: Hemorragias excessivas por acidentes, cirurgias de clínicas clandestinas, partos mal feitos...
    • Crônicas: Sangramentos crônicos que podem ocorrer por múltiplas causas, dentre elas ciclo menstrual excessivo, sangramento por hemorróidas, neoplasias intestinais ou qualquer merda que tenha haver com sangue.

Características clínicasEditar

As principais adaptações à anemia ocorrem lá no teus nervo (com aumento do volume sistólico e você tem um troço do coração também) e na curva de dissociação de O2 da hemoglobina (sim aquele troço que eu já expliquei...). Alguns pacientes com anemia grave podem não ter sinais nem sintomas por já serem tapados por natureza, enquanto outros, com anemia leve, podem ter incapacidade intensa por já serem um prego e um chato o dia inteiro. A presença ou ausência de características clínicas pode ser considerada de acordo com quatro fatores principais:

  • Velocidade da instalação - A anemia rapidamente progressiva causa mais sintomas que a anemia de instalação lenta porque há menos tempo para adaptação no teus nervo e da curva de dissociação de O2 daquele troço que parece uma bala soft.
  • Gravidade - A anemia leve por ser uma droga é a que dificilmente apresenta sinais e sintomas, mas estes só se apresentam quando a hemoglobina (o troço que parece bala) está abaixo de 10g/dl. Até mesmo anemia grave (concentração de hemoglobina menor que 6 g/dl a sei lá não faz diferença...) pode causar pouquíssimos sintomas quando a instalação é gradual e passiva em indivíduos jovens como tua mãe sem outra doença.
  • Idade - O idoso tolera menos a anemia do que o jovem pois o fato de ser velho já irrita, isso acontece devido ao efeito da falta de oxigênio nos órgãos quando a compensação dos nervo deles é normal (aumento do débito dos nervo, causado por aumento do volume sistólico, e por ter um troço do coração) está diminuída mas isso não tem importância.
  • Curva de dissociação de O2 da hemoglobina. - Em geral, a anemia é acompanhada de aumento de uma coisa chata e complicada de 2,3-DPG nos eritrócitos e de desvio para a direita da curva de dissolução de O2 da hemoglobina o troço que parece bala, de modo que o oxigênio seja liberado mais prontamente nos tecidos do seu corpo horroroso. Essa adaptação é particularmente inútil marcante em algumas anemias que afetam diretamente o metabolismo erótico do eritrócito, como na anemia da deficiência de pirulito piruvato-quinase (que causa aumento na concentração de 2,3-DPG nos eritrócitos) ou que são associados a baixa afinidade da hemoglobina.

SintomasEditar

Se o paciente realmente tiver sintomas e ele não estiver fingindo para não ir á escola ou ao trabalho, é propriamente quando você não consegue respirar, em particular aos esforços, fraqueza, letargia, palpitações e cefaléia (uma coisa que tem haver com cérebro). Em idosos pode haver sintomas de , vagina clitóris angina pectoris, claudicação intermitente e confusão mental. Os distúrbios visuais devido à menstruação hemorragia de retina podem complicar a anemia muito grave, sobretudo de instalação rápida.

SinaisEditar

Os sinais podem ser igual á do chamado divididos em gerais e específicos (se for sinais extraterrestres seu problema é outro...)

Sinais geraisEditar

Os sinais gerais incluem palidez (que foi? Achou que você ia ficar verde?) de mucosas e você fica mais nojento que um leproso, que ocorre se o nível de hemoglobina for menor que 48vvfio5u55 g/dL; acima, a cor da pele não é um sinal confiável pois ela vai te dedar na primeira oportunidade. Pode haver circulação hipercincética com um troço junto, pulso amplo, cardiomegalia e sopro sistólico, especialmente no foco mitral (hein??). Sinais de troço do coração podem estar presentes, particularmente em múmias. Hemorragias de vagina retina são incomuns.