Abrir menu principal

Desciclopédia β

Anton Bruckner


Cquote1.png Um gênio perfeccionista que tinha erros editoriais! Cquote2.png
Crítico sobre ... Boa pergunta. Ele estava elogiando ou o quê?

Anton Bruckner foi um grande Compositor Austríaco. Tá nem tão grande, quase o que foi o É o Tchan para você hoje. Ou seja, todo mundo conhece a música, sabe o nome da banda mas não "segue" ou vai nos shows. Enfim, de todos os compositores foi o "menos preguiçoso" e sempre lançou várias notas e partituras para ficar reconhecido por isso. Acontece que por causa dessa obsessão por "Status" as suas partituras não saíam como ele queria. Ou seja, ele nunca conseguiu fazer uma "partitura de sucesso".

Índice

InfânciaEditar

 
Bruckner em Full HD.

Pelo ver de sua biografia, tinha muita vergonha de seus pais. Como é de imaginar a situação da Áustria naquela época em que ela tinha mais "Profissionais em anatomia humana" que a República Tcheca provavelmente é de se acreditar que ele foi criado no meio de um... Bordel.

Isso também explicaria o seu sucesso como Orador, deve ter puxado a mãe para conseguir isso.

Mas enfim, foi até os 10 anos acreditando que seus pais eram, na verdade, médicos e que aquele pessoal que rondava a casa deles eram ou as colegas de trabalho de seu Pai ou eram os clientes dele. Na época as mulheres não podiam trabalhar, sorte delas pois quem foi sustentar a casa foi o pai

Já para você que pensava que na verdade a Mãe dele que era Puta está enganado. Ela era uma Oradora. Então foi daí mesmo que ele puxou o seu dom.

Mas, não foi o bastante, quando um dia ele descobriu o que era Filho da Puta ele acabou fugindo. Parece que ele estava falando com dois "amiguinhos" quando surgiu esse diálogo:

  Seu bobo! Seu Félho da Quenga!  
Amiguinho

  Minha mãe é oradora! Meu pai que é "Puta"  
Anton

  Err.... Foi o que eu disse!  
Amiguinho

Então, Anton saiu correndo e foi ganhar a vida tentando ensinar em aulas de canto não oficiais os meninos do bairro por um salário mínimo da Áustria na época. Que era um prato de comida e um soco na cara, e era mais ou menos como pagavam na época as coisas. E então da pobreza Anton foi se levantando ganhando até uma "gorjeta" dos pais do pessoal que ele ensinava que o davam "dois socos" no máximo "dez" se fosse preciso.

Início de CarreiraEditar

 
O jovem Anton Bruckner que era ainda Orador nessa época, quer dizer ele ensinava também o "Ponto e Contraponto" da música e o "Órgão" como sua mãe tinha ensinado.

Ele se sentou em frente à uma casa de Ópera na Áustria em um show de Bach. Anton sempre foi muito esperto e tinha aprendido com seus pai isso. Ele se agarrou em um Rico e pediu para que o ouvisse cantar, ele ia sentir tanta pena que ia adotá-lo e levá-lo para casa, realmente funcionou e então ele estudou até os 21 anos quando compôs a sua primeira música.

De teste, ele pediu para que a faxineira ouvisse, como o resultado foi bom ela pediu para pôr a música para tocar na Igreja que eles precisavam de algo assim.

Quando Anton menos previa, viu que sua música estava fazendo muito sucesso. Mas depois a Igreja começou a exigir cada vez mais músicas.

Anton teve que assumir um ritmo muito grande e então ele fez mais de 100 missas em 3 anos. Depois ele resolveu dar um basta e lançar a famosa 1ª sinfonia incompleta de Bruckner que muitos críticos interpretaram como uma obra-prima pois ela acabava em um momento crucial e isso era um "protesto" ou "uma expressão artística".

Anton passou a compor cada vez mais músicas e Monetos que estão espalhados por aí, até que veio um crítico e perguntou por que todas os monetos e missas tinham notas que estavam fora do padrão ou simplesmente não harmonizavam?

Mas seria melhor dizer que ele tinha feito 50 missas e 100 monetos, no total. Pois parecia que tudo saía pela metade. Assim como o Seu pai.

RevisãoEditar

Depois disso, a primeira coisa que Anton fez foi cancelar a turnê de seu maior sucesso, a Number Four in BeeMol Minos Pular que prometia ser a turnê de 1865, para dedicar a sua vida revisando todas as suas partituras, missas e monotenosoneso...

Enfim, ele começou aos 36 e após mais 36 anos revisando as partituras que estavam sendo tocadas por toda a europa ele planejou uma nova turnê, com todas as músicas mudadas, pela Europa: a "The biggest tour europè of the nº 24 Sinfony of Anton Bruckner" como ele não tinha mais tanta fama nos outros países da Europa e Bach, Albinoni e Hector Berlioz estavam fazendo outras turnês nos países da música Erudita (Alemanha, Itália e Áustria) ele decidiu que ia começar a turnê na Bulgária.

Seria o primeiro show em território Bulgáro, que nunca tinha recebido os compositores do mundo em seu território... Vivos é claro que os cadáveres sempre aparecem por lá.

MorteEditar

Ele foi morto quando entrava na Bulgária, quando a carroça teve que parar para trocar uma roda surgiu um maluco que se dizia apaixonado por Bruckner e queria casar-se com ele. Buckner se afastou e então ele disse:

 Se então não posso tê-lo, ninguém pode ter 
Maníaco

O homem pulou em Buckner mas foi detido, ele ajeitava seu terno enquanto dizia para os criados o prenderem e levarem ele para a cadeia mas Anton Bruckner não contava que uma outra carroça vinha na contra-mão e o atropelara.

E assim foi o fim de Anton Bruckner que deixou o seu estilo Áustriaco de Escalas em sua música como herança.

Ver tambémEditar

v d e h
  ♫♫♫ Compositores da Música Erudita ♫♫♫

AlbinoniBachBalakirevBarberBartókBeethovenBelliniBerliozBeyerBizetBoccheriniBorodinBrahmsBrucknerCarlos GomesChopinClara SchumannCorelliCuiDebussyDelibesDonizettiDenzaDukasDvorakElgarFauréFučíkGambolputtyGluckGounodGriegHandelHaydnHolstJoplinKhachaturianLeoncavalloLisztMahlerMascagniMassenetMendelssohnMonteverdiMontiMozartMussorgskyOffenbachOrffPachelbelPaganiniPalestrinaPeppinoPonchielliProkofievPucciniPurcellRachmaninoffRavelRichard StraussRimsky-KorsakovJuventino RosasRossiniRubinsteinSaint-SaënsSalieriSatieScarlatti PaiScarlatti FilhoSchoenbergShostakovichSchubertSchumannSibeliusSmetanaSousaStrauss FilhoStrauss PaiStravinskySuppéTartiniTchaikovskyTelemannVerdiVilla-LobosVivaldiWagnerWaldteufelWeberZappa