Abrir menu principal

Desciclopédia β

Asgabate

HistóriaEditar

 
Grande Guerra de Asgabate durante a Segunda Guerra Mundial, onde os russos defendem a fronteira do ataque nazista.

Asgabate (rival de Colgate) foi oficialmente fundada em 1818 por alguns russos que obviamente não tinham nada de melhor para fazer da vida... Como aquele local era um completo limbo, não era nem Pártia, nem Pérsia, nem Império Russo, nem Mongólia, nem China, nem nada, Asgabate floresceu como um pacato grupo de barraquinhas.

Durante todos esses séculos Asgabate foi habitado por tribos nômades, que pelo curioso fato de serem nômades, não deixaram nenhum legado notável para a história da cidade, foram mais de 100 anos com um nada, não acontecendo nada... Uns fenos rolando.

Em 1927 surge o tal do Turcomenistão um estado soviético, após fazerem um "uni-du-ni-tê" escolhem Asgabate como sua capital.

A União Soviética acabou, mas a ditadura em Asgabate ficou, e o lendário Saparmyrat Nyýazow assumiu o poder. Fez reformas que trouxeram o avanço à capital turcomena, combateu o grande tédio que assolava a população escravizando todos a ficar esculpindo estátuas suas em ouro e fazendo outros monumentos mirabolantes apenas para passar o tempo e dizer que fez.

Atualmente Asgabate é referência na Ásia Central pela sua arquitetura Saparmyratiana.

GeografiaEditar

Asgabate está localizada no meio do Deserto de Cara de Pum, e para qualquer lugar que você olhe, além das estátuas de ouro do Saparmyrat Nyýazow as belas paisagens repletas de urubus comendo carrapatos nas cabeças dos touro enfeitam as bucólicas planícies de Asgabate.

Pontos turísticosEditar

  • Museu do Tapete Turcomano - Museu exótico e característico que reúne a maior coleção do mundo de tepetes persas voadores.
  • Palácio Türkmenbaşy - Uma porra loca faraônica que construíram não se sabe para quê.
  • Estátua do Grande Ruhnama - Uma estátua gigante em mármore e criptonita de um livro.
  • Monumento Independência e Paz - O maior monumento turcomeno em exaltação ao falo humano em ereção.
  • Estátuas de Ouro Maciço do Saparmurat Niyazov espalhadas pelas esquinas da cidade - ...Ao invés de derreter de distribuir pro povo...