Abrir menu principal

Desciclopédia β

Atalho

Signpost2.jpg


O dicionário tem difuldade ao interpretar a palavra atalho por que, fica a dúvida se ela se refere a "atalho" em termo de distância percorrida ou de tempo.

Humanos no entanto, não sofrem desta dúvida ao abordar atalhos, porque todas as pessoas de todas as nações e planetas sabem que a menor distância entre dois pontos (excluindo-se a geometria não-euclidiana), é sempre a uma linha reta. Portanto, qualquer rota físicamente menor que a rota planejada é mais rápida.

Índice

Teoria do AtalhoEditar

Explicar esta teoria é mais fácil usando-se uma série de exemplos:

Exemplo AEditar

 
O primeiro exemplo, A

Começaremos com o básico. No exemplo A a rota normal seria obviamente andar andar ao redor da mina seguindo a estrada. Mais cortando caminho pelo campo, porém, você pode literalmente cortar alguns minutos do seu tempo de viagem. Simplesmente atravesse o campo para o local mais próximo do ponto A que puder, e então siga diretamente em direção ao ponto B o mais rápido que puder.

Agora, neste momento é interessante mencionar um pequeno problema com este atalho, que é a grande possibilidade de ser explodido em pedaços pela mina. Caso isso aconteca, alguém pode acabar chamando uma ambulância,mais isto deve ser evitado porque a ambulância provavelmente ira usar a rota mais longa e levá-lo para um hospital a quilômetros de distância.

Então, no lugar de uma ambulância, tenha alguns amigos por perto com sacolas. Se você explodir,eles podem correr em sua direção, e então por os seus restos nas sacolas e arremessá-lo em direção ao ponto B antes deles procurarem abrigo. Se você não cair perto o suficiente do ponto B, algum dos seus amigos que porventura tenha sobrevivido, pode chamar um helicóptero. Quando este helicóptero chegar,ele pode instruí-lo a levar a sacola ao ponto B. Um pequeno rádio pode ser útil para isso, ou então você pode usar bandeiras para se comunicar caso você tenha medo da possibilidade das ondas do radinho explodirem mais minas.

  A menor distância entre dois pontos é destruír tudo no caminho  
Antigo Provérbio Romano sobre Atalhos

Isto é de fato um dos mais antigos documentos oficiais sobre atalhos na história, e foi usado efetivamente pelos aliados durante a guerra anterior à Primeira Guerra Mundial. A soma da potência do atalho com os barulhos de metralhadoras, as explosões e os jatos de metal derretido garantiu que os Britânicos chegassem em Berlim rapidamente.

Exemplo BEditar

 
Depois do A, vem o B

Este atalho é um pouco mais avançado que o anteriror. Para se evitar uma longa e estúpida caminhada ao redor das montanhas enevoadas, você pode primeiramente se sentir tentado a simplismente caminhar por sobre elas. No entanto, enquanto este é o caminho mais curto em 2D, em 3D você está pegando um caminho vertical, e portanto não pegará o menor caminho -- através das montanhas. Primeiro, vá do ponto incial ponto B para a entrada na frente da montanha mais próxima (marcada no diagrama com o número 2). Tome cuidado ao passar na marca 1 pois ela mostra um pequeno lago, ou grande poça, onde há monstros. Os monstros devem ser facilmente derrotados cum uma arma forjada por anões.Se você se esqueceu de trazer armas para a sua jornada, você ou se afogará,ou se afogará e será comido, ou simplesmente comido de uma vez. Caso isto aconteca simplesmente espera o destino e a reencarnação trazê-lo de volta ao ponto B, e se lembre de trazer equipamentos adequados desta vez.

Após conseguir acesso a mina, você tem apenas uma pequena excursão atráves das trevas, monstros e horrores indescritíveis.

Saia no marcador 3 e siga para a saída, o Exemplo E. Este foi um atalho assustador.

Update: A seção das minas de Moria deste atalho ficou muito mais simples por causa do desaparecimento do Mafagafo, ameaçando a reputação do atalho aos olhos dos atalhistas. Enquanto não se encontra um Mafagafo substituto, e aconselhável que os viajantes tentem correr de costas através da mina, ou se cubra de sangue fresco para trazer a dificuldade de volta, e diminuir o tempo necessário para se chegar a saída. - 17/03/07

Update: Descobriu-se que a ponte do último precipício não está mais lá, mas usando a mesma arma que você usou para derrotar o monstro no lago fará com que você possa minerar algumas pedras e construir uma nova ponte. Durante este processo, é aconselhável tomar cuidado com os orcs, que provavelmente virão aos milhões. Assim que você terminar a ponte, atravesse-a e vá para a saída. Isto ainda levou menos tempo do que levaria para se dar a volta. E ainda por cima, você conseguiu matar milhões de Orcs e construir uma ponte no processo! 03/17/07

Exemplo EEditar

 
Bons tempos...

Exemplo E foi retirado do Atalho no Super Mario Bros do NES. Depois de ser catapultado pelo ar atravessando todo as estruturas e cenários, você começa a correr em uma velocidade alucinante, fazendo com que seu corpo fique na borda da realidade.

Este é um atalho muito potent, que faz você pular 3 mundos e ir direto para o mundo 8. onde os HammerBros vão acabar com você. É bom ter em mente que, para ser sucesso absoluto ao executar este atalho, primeiro você precisa obter certificado de Bacharéu em encanamento, como pedido pelo Instituto Nacional De Engenharia De Encanamentos Para Viajens Em Canos. Como isso pode levar cerca de quatro anos, você pode preferir ignorar isso.

Nota: Esteje avisado; não tente executar este atalho entre o décimo -quarto e o décimo-sétimo dia do mês, por que Bullet Bill estrará sangrando como um porco e pronto para a guerra.

Treinamentos de AtalhosEditar

Você pode praticar sua técnica atalhista onde e quando você quiser. Simplesmete, quando você estiver indo de algum lugar para algum outro lugar, preste atenção em rotas alternativas que parecam ser mais diretas. Se você realmente encontrar uma rota alternatica, verifique a presença de obstáculos naturais (cercas, florestas, lagos, rios, vulcões etc).

Preste atenção também, para não ser surpreendido por grupos de jovens aparentemente violentos/fugitivos lunáticos, perigosos animais selvagens (cães, ursos, leopardos e pr ai vai), e qualquer lixo, vegetal, médico, nuclear ou humano que possa ser visto em pilhas em formato de pântanos. Se sua rota alternativa tiver um ou mais desses objetos, então com certeza é um bom atalho. Quanto mais perigos tiver, mais curto e melhor o atalho será; um terrível pântano em uma floresta cheia de leões guardando restos de urânio é ideal.

A Teoria do Atalho na PráticaEditar

A Teoria do Atalho pode ser usada quase que constantemente em seu dia-a-dia, em qualquer situação em que você deseje estar em um lugar diferente do qual você está.

Quando você se aproxima de um corpo de água; uma lagoa, rio, lago ou oceano por exemplo, e quer estar do outro lado dele, ao invés de perder todo seu dia dando a volta neles, simplesmente ande atravéz deles em linha reta. Lembre-se porém, de sempre ter um bom par de sapatos de alta qualida nas suas viagems, já que há uma grande possibilidade de você se molhar.

Caso você esteja em um ambiente fechado, em qualquer andar mais alto do que o o chão, e quer voltar para a terra firme e do lado de fora do prédio, ao invés de entrar na fila para o elevador ou penosamente descer aquelas malditas e longas escadas que lhe causarão artite, apenas ache a janela mais próxima e...você já deve saber nesta altura do curso. Você está do lado de fora E no chão em questão de segundos, gastando praticamente nenhuma energua. É útil ter em este atalho em mente para quando as escades e elevadores deixarem de ser um método viável para se alcançar o térreo do prédio - Por exemplo, se eles estiverem bloqueados por maçons e fogo, como nos ataques de 9 de novembro no World Trade Center.

Se você for cobrir uma grande distância, especificamente uma distância tão grande quanto a curvatura da Terra, capaz de obstruir a visão do seu objetivo, você perceberá que é bem mais rápido cavar um túnel atravéz da terra do que caminhar por toda sua superfície. Isso é útil por exemplo, nos casos de viajens internacionais, por causa de contrabando ou guerra. Fique atento, porém, que amadores provavelmente encontrarão dificuldades em desvios subterrâneos desta magnitude, como sufocamento, ursos , queimaduras por lava e dinossauros.

Quando você se tornar um mestre em atalhismo global, o próximo passo só pode ser navegação intergalática por buracos de minhoca, mas como não existe prova de que buracos de minhocas sequer existam, é melhor não nos preocuparmos com este tipo de coisa. Culpa sua, ciência teórica. Imaginar túneis mágicos que atravessam o espaço e escrever livros sobre isto não é ciência, é perda de tempo.

Famosos Atalhos e AtalhistasEditar

  • Túnel - Um atalho para petróleo barato, álcool e putas; um atalho para queimaduras, esclerose e enfisema. Também é um bom atalho para batalh~es tentando chegar nos campos de batalha durante hostilidades Anglo-Francesas.
  • Triângulo das Bermudas - Um antigo atalho para o acre.
  • Suicídio - Um atalho para o além.
  • Religiosidade - Um atalho para a satisfação.
  • Alt-F4 - Um atalho para o mundo real.
  • Alt-Tab - O melhor atalho para se livrar do constragimento


  • Noturno - Gosta de usar atalhos entre dimensões. Pode se transportar para a sua sala enquanto você dorme e mover seus objetos.
  • Doug McClure - Pegou um atalho do País de Gales ao centro da Terra usando uma grande furadeira. Foi acompanhado por Peter Cushing que foi assassinado por Darth Vader.
  • Darth Vader - Pegou um atalho para o poder abraçando o Lado Negro da Força. Alimentou um dinossauro usando Doug McClure.
  • Hannibal - Pegou um imenso atalho através dos alpes, e então comeu seus companheiros para celebrar.