Abrir menu principal

Desciclopédia β

Cquote1.png MHAHAHAHAHA! Cquote2.png
Getúlio Vargas sobre Augusto Fragoso

Augusto tocando música na vila do Chaves

Augusto Frangoso foi (ou seria) um presidente do Brasil. Diferente de quase todos os outros, mal governou nem o fez sozinho. Resumindo: um otário. Nem mesmo o mais insignificante presidente, com o nome mais esquisito; governou menos que ele.

HistóriaEditar

A única coisa, mesmo mal-conhecida dele, foi o seu nascimento. Futucando alguns papeis velhos de alguma maternidade de alguma cidade, os historiadores concluíram que o dito cujo nasceu em São Luís. Apesar de ser quase um João ninguém no hall dos ditadores presidentes brasileiros, pelo menos o cara nasceu em uma capital que tem a existência reconhecida, diferente das cidades onde nasceram os outros presidentes, das quais a existência é posta em dúvida até pelos pesquisadores mais experientes. Mesmo nascendo em uma cidade um pouco maior, não existe uma única pessoa que sabe o que esse homem fez na infância, adolescência e até na sua fase adulta. Até agora nenhuma pessoa se apresentou para mostrar o que ele fez. Prova de que Augusto Fragoso tem algo de especial.

A sua irrastreabilidade poderia ter lhe dado um emprego como espião do governo. Com certeza teria um futuro brilhante se seguisse esse conselho. Mas o cara foi ser militar. Nos tempos de soldado, a mesma coisa. Se alguém o conheceu, provavelmente ela mora no Acre. Promovido a cabo, idem. Só sabem que Augusto foi um grande oficial porque ele apareceu como tal na época em que apareceu para o mundo (pelo menos para o Brasil).

Seu governoEditar

Pra lá de 1900 e guaraná com rolha o Brasil estava uma bagunça. Para reestabelecer a ordem, não havia alguém disposto para o trabalho. Então pegaram três patetas pessoas das forças armadas e botaram no poder. Fragoso teve a sorte de ser uma delas. Os três fizeram muitas coisas no poder:

 

Pensou o quê? Os homens mal ficaram umas semaninhas no governo. Não dá para fazer nada. Só sentar na cadeira e ver o pouco tempo passar. Foi como um concurso "Seja presidente por um dia". No mínimo foi presidente, junto com alguns amigos.

Precedido por
Júlio Prestes
 
Ditador do Brasil

algum dia de 1930 - algumas semanas depois
Sucedido por
Getúlio Vargas

História do Brasil: República Velha (1889-1930)

Eventos que você não se lembra porque não era nascido, e quem era está tão esclerosado que também não se lembra
Proclamação da RepúblicaConvenção de ItuCrise de 1929Café com leiteColuna PrestesCrise do EncilhamentoRevolta da VacinaGuerra de CanudosGuerra do Contestado


Presidentes, ditadores, políticos e outros nomes de rua
Deodoro da FonsecaFloriano PeixotoImprudente de MoraesCampos SalesRodrigues AlvesAfonso PenaNilo PeçonhaHermes da FonsecaVenceslau BrásDelfim MoreiraEpitácio PessoaArtur BernardesWashington LuisRui BarbosaOswaldo CruzMarechal Candido Rondon