Abrir menu principal

Desciclopédia β

Avenida

Roaddog.gif Alright, hold on tight, I'm a highway star!

Este artigo é sobre uma rodovia, uma estrada, uma rua, uma trilha, uma viela, uma quebrada um caminho qualquer ou um simples triozinho de merda.

Atenção! Este artigo pode te levar para um mal caminho!

Cquote1.png Você quis dizer: Rua Cquote2.png
Google sobre Avenida

Uma Avenida é uma rua com complexo de superioridade.

Índice

CaracterísticasEditar

Antes de tudo, é necessário diferenciar avenida de rua. Não são a mesma coisa, embora ambas sirvam para o trânsito de carros, caminhões, ônibus, tratores, cavalos, vendedores de pamonha, carrinhos de picolé e toda a sorte de pessoas a passeio ou trabalhando, como guardas de trânsito, vendedores de jornal ou profissionais do ramo do entretenimento destinado a adultos. A avenida é diferente da rua nos seguintes pontos:

  • Normalmente leva o nome de pessoas ou lugares mais importantes do que aqueles que dão nome à ruas.
  • As avenidas normalmente tem pistas mais largas e ligam pontos mais distantes. Consequentemente, tem mais espaço para estarem mais congestionadas que as ruas. Se bem que atualmente toda e qualquer via onde possam transitar veículos vai estar abarrotada...
  • Avenida denota grandeza. Não seria a mesma coisa se aquela novela se chamasse "Rua Brasil", ao invés de Avenida Brasil. Como a avenida é mais larga e comprida, tem mais espaço para a Nina perseguir a Carminha.
  • Grandes construções como shoppings, estádios, clubes e parques costumam estar localizadas em avenidas, para que o acesso seja mais fácil, o que não adianta porra nenhuma, vide item 2.
 
Um cruzamento entre avenidas normal, em um dia normal e em uma situação normal.

Apesar desses pontos, a determinação do tipo de uma via depende da prefeitura de cada cidade. Desse modo, uma rua em São Paulo poderia ser considerada como uma avenida em São José do Rio Preto ou em Mossoró. Na cidade de Itu, no estado de São Paulo, só há avenidas, todas tem 56 pistas e, quando há engarrafamento, as filas de carros chegam a 10 mil quilômetros, calculando por baixo. Em algumas cidades, utiliza-se o termo boulevard, que nada mais é do que uma avenida cheia de árvores.

Avenidas célebresEditar

No MundoEditar

  • Nueve de Julio - Para orgulho dos argentinos (se bem que não precisa ter nada concreto para que os argentinos pensem que são os melhores do mundo), essa avenida foi durante muito tempo considerada a maior avenida do mundo. O verdadeiro motivo dos grandes protestos que ocorreram no país em 2001 não foi a crise, mas o fato do governo ter permitido que o Guiness Book declarasse uma avenida brasileira como a mais larga do mundo. Com a eleição do Papa Francisco, a reivindicação deixou de existir.
  • Avenida da Liberdade- Avenida mais chique de Portugal, localizada em Lisboa. É o ponto preferido de pombos e demais aves com potencial defecador, devido ao grande número de estátuas localizadas ao longo da via.
  • Paseo de la Reforma- Idealizada por Seu Madruga e Moctezuma é a avenida mais famosa da Cidade do México onde estão reunidas as sedes dos grandes bancos e empresas do México é também um dos lugares onde os mexicanos se reúnem ao anoitecer para tomar tequila e descansar depois de passarem o dia respirando o ar poluído da cidade.
  • Quinta Avenida - Famosa avenida de Nova York, ficou grande depois de ter comido a primeira, segunda, terceira e quarta avenidas.
  • Brodway - Também localizada em NY, é um dos pontos mais chiques da cidade americana. Seu encontro com a Sétima Avenida resulta na Times Square, aquele lugar maneiro, cheio de telas coloridas e propagandas, que aparece em tudo quanto é filme. Nessa avenida, localizam-se múltiplos teatros, onde acontecem os famosos musicais da Brodway (não diga!?!!?).

No BrasilEditar

  • Avenida Marquês de Sapucaí - NOTA: DEEEZ!
  • Avenida Brasil - Maior avenida do Rio de Janeiro, liga trocentos pontos da cidade. Como são incontáveis os lugares pelos quais ela passa, muita gente acreditou que o bairro falso criado na novela homônima de fato existia, pois com tantos nomes de bairros é bem fácil de esquecer da maioria, e aí acreditar que o tal Divino realmente eczistia.
  • Eixo Monumental - Localizado em Brasília, é aquele enorme espaço que há entre os prédios do governo. Basicamente, é o espaço geográfico onde estão todos aqueles que são criticados pela Revista Veja toda semana.
  • Avenida Atlântica- A avenida da Praia de Copacabana, no Rio. Seu calçadão é muito conhecido, funcionando como local para caminhadas, corridas, paqueras, cenário de novela, assaltos e etc. Nela está localizada a célebre estátua de Carlos Drummond de Andrade sentado em um banco, sendo certamente o monumento mais sacaneado do mundo
  • Avenidas Ipiranga e São João - Nesse caso, poucos sabem como são as duas avenidas da cidade de São Paulo, conhecendo apenas a esquina entre as mesmas, pelos versos cantados por Caetano Veloso.

Ver tambémEditar