Abrir menu principal

Desciclopédia β

Bandeira da África do Sul

Bandeira da África do Sul é uma carnavalesca bandeira multicolorida até difícil de descrever parece um bando de tinta misturada e uma vuvuzela cor de verde.

África do Sul
Bandeira da África do Sul.png

Índice

HistóriaEditar

Ao longo de sua história a África do Sul teve diversas colônias e cada uma a sua própria bandeira, uma mais estranha que a outra a sempre trocando entre formatos holandeses ou britânicos dependendo do desempenho dessas seleções nas Copas do Mundo.

Mas em 1910 a União Sul-Africana unifica todas aquelas minúsculas colônias numa única bandeira, parecida com a bandeira do Canadá da época com aquela tosca bandeira do Reino Unido no topo à tralha, um vermelho-tomate-espatifado e uma vuvuzela, o estandarte oficial sul-africano até hoje.

Para não fazer desfeita com os colonizadores holandeses, a bandeira é modificada em 1928 para algo similar à bandeira da Holanda, com uns quadradinhos menores das bandeiras das antigas colônias.

Bandeira atualEditar

A atual bandeira sul-africana é de 1994 e seu criador foi Nelson Mandela que decidiu colocar todas cores possíveis (menos laranja porque hoje os holandeses são discriminados na África do Sul).

SignificadosEditar

  • Vermelho - Simboliza o sangue dos jogadores de rúgbi.
  • Verde - Simboliza a cannabis muito apreciada no país
  • Preto - Representa os zulus e os motumbos.
  • Dourado - Simboliza todo o ouro que já foi roubado pelos europeus
  • Branco - Representa os branquelos que ainda não foram embora de lá.
  • Azul - Simboliza o Cabo das Tormentas.

Evolução da bandeiraEditar