Abrir menu principal

Desciclopédia β

Bandeira da Bósnia e Herzegovina

Bandeira da Bósnia e Herzegovina é uma bizarra bandeira que mais parece um tilt de Atari com aqueles triângulos e retângulo. Pelo menos ficou bem original e não tem como achar que aquilo é Iugoslávia.

Bósnia e Herzegovina
Bandeira Bosnia-Herzegovina.png

Índice

HistóriaEditar

A primeira bandeira que surge dessa região é em 1760 quando a Herzegovina é invadida por azeris que instituem a bandeira do Azerbaijão com algumas adaptações. Alguns anos depois no território vizinho da Herzegovina surge a primeira bandeira da Bósnia em 1830. Os bostícos que tinham esse nome pelo hábito de usarem fezes como munição nas guerra, fundaram a Bóstia e importaram a bandeira da Mauritânia para eles, pois Husein Gradaščević criador daquela bandeira era mauritano.

Alguns anos depois, em 1878 o crescente é mais afinado para destacar a gravura do cocô e provocar uma sensação maior de nojo nos inimigos da Bóstia, especialmente contrastando com aquele fundo verde.

Em 1908 a Bóstia é anexada pela Áustria-Hungria que embora tenha abolido aqueles traços islâmicos da bandeira, manteu o cocozinho brasão da Bóstia.

Posteriormente a Bóstia, Herzegovina, Bósnia, Herzegovina Ocidental e mais um monte de territórios inúteis constituem a República Socialista da Bósnia e Herzegovina que é transformado no WC (República Soviética em bósnio) da Iugoslávia, algo que foi evidenciado na bandeira de decoração tipicamente comunista feita por Tito em pessoa.

Com a independência da Bóstia e Herzegovina em 1991 o brasão bósnio é adotado na bandeira (duas bostinhas e uma flores de lis para perfumar o ambiente). Essa bandeira provocou a ira de croatas e sérvios que são machos e flor de lis é coisa de francês afrescalhado.

Bandeira atualEditar

Quando a coprofagia foi proibida 1998 uma nova e atual bandeira foi adotada para a Bósnia e Herzegovina, a primeira que não envolvesse escatologia. Foi Carlos Westendorp quem teve a ideia de fazer uma bandeira onde esbanjasse conhecimentos de trigonometria, triângulo isósceles, hipotenusa, catetos, essas coisas.

SignificadosEditar

  • Azul - Simboliza a Europa, embora nenhum europeu considere a Bósnia alguma coisa.
  • Dourado - Simboliza a união entre croatas, bósnios e sérvios que passam a eternidade disputando sabe-se lá o que.
  • Estrelas - Simboliza um número teórico infinito de estrelas que são as infinitas fases do Pac Man, aquele jogo interminável que foi inventado na Herzegovina.

Evolução da bandeiraEditar