Bandeira da Bósnia e Herzegovina
Bandeira da Bósnia e Herzegovina é uma bizarra bandeira que mais parece um tilt de Atari com aqueles triângulos e retângulo. Pelo menos ficou bem original e não tem como achar que aquilo é Iugoslávia.
Bósnia e Herzegovina | |
---|---|
![]() |
HistóriaEditar
A primeira bandeira que surge dessa região é em 1760 quando a Herzegovina é invadida por azeris que instituem a bandeira do Azerbaijão com algumas adaptações. Alguns anos depois no território vizinho da Herzegovina surge a primeira bandeira da Bósnia em 1830. Os bostícos que tinham esse nome pelo hábito de usarem fezes como munição nas guerra, fundaram a Bóstia e importaram a bandeira da Mauritânia para eles, pois Husein Gradaščević criador daquela bandeira era mauritano.
Alguns anos depois, em 1878 o crescente é mais afinado para destacar a gravura do cocô e provocar uma sensação maior de nojo nos inimigos da Bóstia, especialmente contrastando com aquele fundo verde.
Em 1908 a Bóstia é anexada pela Áustria-Hungria que embora tenha abolido aqueles traços islâmicos da bandeira, manteu o cocozinho brasão da Bóstia.
Posteriormente a Bóstia, Herzegovina, Bósnia, Herzegovina Ocidental e mais um monte de territórios inúteis constituem a República Socialista da Bósnia e Herzegovina que é transformado no WC (República Soviética em bósnio) da Iugoslávia, algo que foi evidenciado na bandeira de decoração tipicamente comunista feita por Tito em pessoa.
Com a independência da Bóstia e Herzegovina em 1991 o brasão bósnio é adotado na bandeira (duas bostinhas e uma flores de lis para perfumar o ambiente). Essa bandeira provocou a ira de croatas e sérvios que são machos e flor de lis é coisa de francês afrescalhado.
Bandeira atualEditar
Quando a coprofagia foi proibida 1998 uma nova e atual bandeira foi adotada para a Bósnia e Herzegovina, a primeira que não envolvesse escatologia. Foi Carlos Westendorp quem teve a ideia de fazer uma bandeira onde esbanjasse conhecimentos de trigonometria, triângulo isósceles, hipotenusa, catetos, essas coisas.
SignificadosEditar
- Azul - Simboliza a Europa, embora nenhum europeu considere a Bósnia alguma coisa.
- Dourado - Simboliza a união entre croatas, bósnios e sérvios que passam a eternidade disputando sabe-se lá o que.
- Estrelas - Simboliza um número teórico infinito de estrelas que são as infinitas fases do Pac Man, aquele jogo interminável que foi inventado na Herzegovina.
Evolução da bandeiraEditar
Herzegovina Ocidental (1730)
Bóstia (1830)
Bóstia (1878)
Bóstia da Áustria-Hungria (1908-1918)
República Socialista da Bósnia e Herzegovina (1946-1992)