Bandeira da Bielorrússia

Cquote1.svg Parece um pano de prato Cquote2.svg
Você sobre a bandeira da Bielorrússia

Bielorrússia
Bandeira da Bielorrussia.png

Bandeira da Bielorrússia (bielorrusso: Сцяг Беларусі) é o pano de mesa e toalha de mão oficial da Bielorrússia.

HistóriaEditar

A primeira bandeira da Bielorrússia não foi lá essas coisas... não passou de um inverso da bandeira da Áustria, que é o inverso da bandeira do Peru, ou seja, a inspiração da primeira bandeira da Bielorrússia foi uma buceta (o inverso do Peru). Foi algo tão tosco que Stalin não pensou duas vezes em extinguir aquela bandeira.

Com a instauração da República Socialista Soviética da Bielorrússia alguns marketeiros da União Soviética foram chamados para levar a bandeira da Bielorrússia para o Lado Vermelho da Força. Após uma sequência de resultados toscos entre 1919 e 1951 quando os soviéticos não estavam acertando no tom do vermelho que ardia os olhos só de ver.

Com o fim da RSS Bielorrussa em 1991, os bielorrussos que restaram estavam sem ideias e apenas retomaram aquela bandeira tosca de 1918.

Bandeira atualEditar

A bandeira de 1918 era tão feia, que em 1995 os bielorrussos se decidem por retomar a velha bandeira soviética que pelo menos era mais maneira. Destaque para a faixa vertical esquerda onde foi costurado pela vovó no crochê um bonito retalho de pano de mesa pixelado.

SignificadosEditar

  • Vermelho - Simboliza o meu ovo esquerdo
  • Verde - Simboliza a água poluída dos rios bielorrussos.
  • Desenho vermelho decorativo - Simboliza o pano de mesa costurado pela avó do Aleksandr Lukashenko.

Evolução da bandeiraEditar

  Bielorrússia
HistóriaGeografiaDemografiaPolíticaSubdivisões
EconomiaMoedaTurismoCulturaBandeiraBrasãoHino