Abrir menu principal

Desciclopédia β

Bandeira da Bulgária

Bandeira da Bulgária só é mais conhecida que a bandeira do Acre. Os russos se ofendem com essa bandeira que é um plágio descarado da bandeira deles.

Bulgária
Bandeira da Bulgaria.png

Índice

HistóriaEditar

A primeira bandeira búlgara foi desenvolvida por Miroskov Koloskov para o Reino da Bulgária que não passava de uma província do Império Otomano no século XVI. O fato foi tão ignorado que essa mesma bandeira é usada até hoje depois de tantos séculos.

Durante a República Popular da Bulgária (1946-1990) os búlgaros eram muito indecisos sobre sua bandeira tendo existindo um monte, especialmente porque os marketeiros da União Soviética não sabiam onde ficava a Bulgária para ir lá ajudá-los a fazer uma bandeira descente. Entre 1946 e 1967 havia um brasão de um iogurte tipicamente búlgaro. Posteriormente com grande crise de identidade foi introduzida na bandeira símbolos da ONU, Euro, comunismo, escambau, tudo ao mesmo tempo.

Uma terceira bandeira, havia simbolizada a atriz pornô Brigitta-Bulgari que nem búlgara é. Foi tudo um fracasso, como a República Popular da Bulgária.

Bandeira atualEditar

A atual bandeira búlgara adotada em 1990 é uma mera cópia da bandeira da Rússia, apenas substituindo o azul pelo verde, porque a Bulgária é um país predominantemente plantador de abobrinha.

SignificadosEditar

  • Branco - Simboliza neve da Rússia (teve que importar simbolismos de outros países, por que símbolos é algo que a Búlgária carece muito.
  • Verde - Simboliza todas as abobrinhas plantadas em solo búlgaro.
  • Vermelho - Simboliza o comunismo, mesmo ele já tendo acabado.

Evolução da bandeiraEditar