Abrir menu principal

Desciclopédia β

Bandeira da Burkina Faso

Bandeira da Burkina Faso é uma esquisita bicolor horizontal entre vermelho e verde com uma estrela comunista no centro para lembrar o quanto o país é retrógrado, lembrando também da singela homenagem aos seus colonizadores franceses que levaram para lá a tecnologia da purpurina e Burkina Faso nunca mais foi a mesma depois disso.

Burkina Faso
Bandeira da Burkina Faso.png

Índice

HistóriaEditar

Depois de anos de bandeira de França vigorando por lá com os mais diferentes nomes como Alto Volta francês, Alto Senegal e Níger, Senegâmbia e Níger, Sudão francês, Alto Volta do Meu Pau de Óculos, a primeira bandeira verdadeiramente burkiniana é de 1960 com a pseudo-independência de Alto Volta.

Esta primeira bandeira era meramente a bandeira da República de Weimar que era uma homenagem à bandeira do Egito, mas de cabeça para baixo para dar uma diferenciada.

Bandeira atualEditar

Em 1984 a Burkina Faso passa a ser chamada deste tosco nome "Burkina Faso" e torna-se um departamento ultramarino francês e com isso uma nova bandeira foi adotada, uma que fosse bem diferente de tudo usando o verde extraído dos cactus.

SignificadosEditar

  • Verde - Simboliza os cactus, uma especiaria da culinária local.
  • Vermelho - Simboliza o calor de 51°C médios do território de Burkina Faso.
  • Dourado - Simboliza o comunismo de Blaise Compaoré.

Evolução da bandeiraEditar