Abrir menu principal

Desciclopédia β

Bandeira da Colômbia

Bandeira da Colômbia é o molde das bandeiras do Equador e da Venezuela. Por ser uma bandeira um tanto sem graça não há muito mais o que se dizer.

Bandeira da Colômbia
Bandeira da Colombia.png

Índice

HistóriaEditar

A primeira bandeira genuinamente colombiana foi criada em 1811, após a criação da Nova Granada. Com fortes inspirações em Bob Marley e o movimento reggae, a bandeira é composta por três retângulos, cada um nas cores vermelho, amarelo e verde, sendo que esta última cor era o símbolo da independência da cannabis da coroa espanhola.

Poucos anos depois Nova Granda foi conquistada pela Lituânia em 1814 e por isso a bandeira foi modificada para a Bandeira da Lituânia, mas mantendo o brasão colombiano que é uma folha de cannabis parreira.

Em 1819 surge a Gran-Colômbia. O verde é substituído pelo azul claro pois o narcotráfico foi proibido no mundo e agora os colombianos tinham que manter as aparências e evitar apologias ao verde. O centro da bandeira possuía um brasão bizarro onde um índio fumava um cachimbo da paz antes de ser atacado por um crocodilo.

Com a separação do Equador e da Venezuela, a Gran-Colõmbia volta a ser apenas "Nova Granada" em 1834 e por isso a bandeira muda para algo que lembrava muito a Armênia. Na hora da confecção da bandeira derrubaram um pouco de pó mas nada que atrapalhasse.

Bandeira atualEditar

A atual bandeira colombiana surgiu em 1861 confeccionada pelo general Francisco Miranda com ajuda de seus parceiros Fernandinho Beira-Mar e Manuel Marulanda Vélez (que no dia não deixaram de dar aquela cheirada em cima da bandeira o que deixou certos vestígios).

A versão oficial da bandeira da Colômbia é litigiosa. As FARC tem uma bandeira onde usam um amarelo mais dourado simbolizando a grana que eles ganham com o narcotráfico.

SignificadosEditar

  • Amarelo - Representa a mulher colombiana e sua pele mestiça. Ocupa a maior parte da bandeira para representar a fartura da retaguarda da mulher latina.
  • Azul - Simboliza o sistema de irrigação necessário para regar as belas e vastas plantações de erva que existe no país.
  • Vermelho - Representa o sangue derramado pelos traficantes mortos na guerrilha colombiana.
  • Branco - É o pó que Francisco Miranda acidentalmente deixou cair na bandeira no dia da sua criação, e achou interessante.
  • Brasão - Uma folha que representa a preocupação da nação colombiana com a preservação da natureza.

Evolução da bandeiraEditar