Abrir menu principal

Desciclopédia β

Bandeira da Costa do Marfim

Bandeira da Costa do Marfim é uma das únicas cinco bandeiras do mundo que usa a cor laranja, sinal que a população local está bem de vitamina C e suco de laranja.

Costa do Marfim
Bandeira da Costa do Marfim.png

Índice

HistóriaEditar

Inicialmente, Costa do Marfim era apenas um pedaço da África Ocidental Francesa e como tal submetia-se à bandeira colonial francesa que detinha alguns discretos aspectos fascistas e depostas.

Bandeira atualEditar

A bandeira marfinense é oficialmente adotada em 1959. O país como foi colonizado por irlandeses e franceses homenageou estes dois países, a Irlanda ao utilizar suas cores e a França ao utilizar seu formato. Tudo para evitar qualquer sentimento nacionalista ou orgulho patriótico numa tentativa frustrada de evitar guerras civis. Ou será que foi uma cópia da bandeira do Níger? Ou da Índia?

O fato é que aquele laranja, embora um tanto aleatório, fez sucesso, já que os países em volta só usavam a combinação batida de verde, amarelo e vermelho. O sucesso foi tanto que até a seleção do país começou a usá-lo e a laranja irritante transformada em símbolo nacional.

SignificadosEditar

  • Laranja - Simboliza o suco de laranja marfinense.
  • Branco - Simboliza o marfim dos elefantes.
  • Verde - Simboliza a selva cheia de malária.

Evolução da bandeiraEditar