Abrir menu principal

Desciclopédia β

Bandeira da Eritreia

Bandeira da Eritreia é a única bandeira do mundo que causa ilusão de ótica, afinal ela nunca existiu e não passa de uma miragem de quem está com os miolos fritados Saara, com seus triângulos escalenos e retos verde, vermelho e azul com o símbolo nacional a abóbara.

Eritreia
Bandeira da Eritreia.png

Índice

HistóriaEditar

A primeira bandeira histórica eritreia é de 1890 com a criação da Eritreia Italiana, que além da bandeira italiana trazia ao centro o brasão eritreio que é uma abóbora bem fresca.

Com o Império Etíope as cores pan-bananais foram impostas aos eritreios na bandeira. A Itália até tentou retornar o domínio por ali com a África Oriental Italiana mas não durou mais que 5 anos graças ao poderes metafísicos de Haile Selassie que restabeleceu o domínio etíope.

Sob domínio etíope, em 1952 surge o primeiro rascunho de bandeira eritreia, com um fundo azul-turquesa e o então símbolo da época, um cacto entre dois ramos de oliveira.

Entre 1974 e 1991 não existia algo bizarro como Eritreia, mas apenas Derg e depois República Democrática Popular da Etiópia, nomes alternativos da Etiópia.

Com a Frente Popular de Libertação da Eritreia criada em 1970 1991 surgia a primeira bandeira eritreia parecida com a atual, mas no lugar do cacto foi desenhado um patinho de borracha, símbolo das banheiras que eram as embarcações que combateram pelos ideiais separatistas da então República das Abóboras (atual Eritreia). Com a criação da Eritreia, entre 1993 a 1995 uma versão mais quadrada da atual bandeira foi utilizada no improviso.

Bandeira atualEditar

A atual bandeira eritreia de 1993 manteve a bandeira da Frente Popular de Libertação da Eritreia mas em proporções mais retangulares, porém ainda com um certo ar de improviso como se a bandeira tivesse sido feita às pressas..

SignificadosEditar

  • Verde - Simboliza os cactus eritreios.
  • Azul - Simboliza o Mar Vermelho, única coisa que tem lá.
  • Vermelho - Simboliza o Mar Vermelho (outra vez), já que é a única coisa que tem lá.
  • Abóbora - Simboliza a commodity que representa 160% do PIB eritreio.

Evolução da bandeiraEditar