Bandeira da Espanha
Bandeira da Espanha é o símbolo oficial da República das Touradas.
Espanha | |
---|---|
![]() |
HistóriaEditar
A primeira bandeira que representou a Espanha foi a Cruz de Burgundia quando os burgundos e as bundudas decidiram fazer o que os mouros não perderam tempo em fazer: Uma bandeira para a Espanha. A Cruz de Borgonha é um símbolo latino reconhecido mundialmente e foi usado pela Espanha por séculos.
Com a Primeira República Espanhola, uma nova bandeira foi adotada. Como na época o Real Madrid foi decacampeão mundial (porque além dele só existia o Íbis no mundo) o seu escudo foi utilizado como um brasão. A combinação vermelho-dourado foi adotado pela primeira vez porque estas são as cores do refogado de camarão.
A bandeira da Segunda República Espanhola substituiu a faixa inferior vermelha por uma azul em homenagem ao Polvo Paul que profetizou o título mundial da Espanha por mais amarelona que fosse a seleção.
Porém com a chegada do franquismo em 1938 uma tentativa de dar mais macheza à Espanha foi adotada por Francisco Franco que colocou a sua águia de estimação como novo brasão. Porém o cara que desenhou o brasão tinha gangrena no pulso e ficou esquisito parecendo mais um urubu.
Bandeira atualEditar
Com o fim do franquismo a Espanha entrou em uma guerra civil psicológica mas precisava de uma nova bandeira para que fosse hasteada quando Fernando Alonso ganhasse alguma corrida. Para agradar a todos na Espanha (aka ETA e torcedores do Athletic Bilbao), a bandeira espanhola uniu todos os símbolos das nações espanholas (menos Galiza, que lá só tem portunhol e ninguém gosta deles).
SignificadosEditar
- Vermelho - Simboliza o sangue derramado por Franco entre 1938 e 1975.
- Dourado - Simboliza o ouro que a Espanha roubou de todas suas colônias e hoje em dia essa riqueza toda pertence apenas a Real Madrid e Barcelona.
Evolução da bandeiraEditar
Cruz de Borgonha (1506-1701)
Primeira República Espanhola (1873-1874) e Reino da Espanha (1874-1931)
Segunda República Espanhola (1931-1939)