Abrir menu principal

Desciclopédia β

Bandeira da Guatemala

Bandeira da Guatemala é a mesma porcaria de bandeira que seus vizinhos nada criativos El Salvador, Honduras e Nicarágua e só porque colocou as faixas na vertical acha que mudou grandes coisa... Além das faixas azul-celeste, branco e azul-celeste traz em seu centro Tikal the Echidna a rainha maia que governa Tikal a capital guatemalteca.

Guatemala
Bandeira da Guatemala.png

Índice

HistóriaEditar

A primeira bandeira guatemalteca surgiu com os Estados Unidos da América Central e perdurou de 1823 a 1838 idêntica à bandeira da Argentina. Com a independência de Guatemala em 1938 a bandeira dos Estados Unidos da América Central permaneceu em uso até 1851 (ou pelo menos não houve modificações perceptíveis) pois a capital de Guatemala na época era Tangamandápio e todos seus artistas queriam evitar a fadiga na confecção de uma nova bandeira.

Só em 1851 alguém tomou vergonha na cara para criar uma bandeira nova, mas acabou criando vergonha alheia com uma trizarra mistura de vermelho, amarelo, azul e branco com um Quetzal-resplandecente no centro (ou Rayquaza para os maias).

A bandeira foi modificada em 1858 e conseguiram fazer algo mais tosco ainda, de um péssimo gosto, era uma quase-bandeira da Costa Rica mas com um amarelo no meio parecendo que alguém vomitou ali.

Bandeira atualEditar

No ano de 1871 a atual bandeira é adotada. Apenas pegaram a Bandeira da Nicarágua e viraram na vertical pois os guatemaltecas desistiram de tentar criar algo para eles no medo de resultar em algo bizarro e sem sentido como a bandeira da Costa Rica.

SignificadosEditar

  • Azul - Simboliza a água da Jamaica produzida na Guatemala.
  • Branco - Simboliza de forma irônica e bem humorada paz e pureza.

Evolução da bandeiraEditar