Abrir menu principal

Desciclopédia β

Bandeira da Guiana

Bandeira da Guiana, também chamada de "o cone dourado derrubado por um barbeiro que não sabe dirigir" é tipo a bandeira do Brasil, porém cortada ao meio.

Bandeira da Guiana
Bandeira da Guiana.png

Índice

HistóriaEditar

A primeira bandeira da Guiana é de 1875, quando ainda era Guiana Britânica, logo o formato era aquele clássico fundo azul-marinho com a famigerada Bandeira do Reino Unido no canto superior esquerdo. O símbolo que representava muito bem a Guiana era uma caravela navegando rumo ao fim do mundo (apelido da Guiana Britânica) com uma caravela fazendo a curva no fim do mundo.

Em 1919 devido à maior modernidade das caravelas e o fato do Google Earth ter encontrado a Guiana Britânica, o símbolo da bandeira foi trocado por uma caravela que simbolizasse como era atrasado aquela região.

Em 1954 o símbolo foi mais uma vez substituído, dessa vez por um barco afundando, o destino de 50% das embarcações que caíam no erro de ir para a Guiana Britânica.

Bandeira atualEditar

Com a suposta independência da Guiana em 1966, foi assim adotada e oficializada a atual bandeira da Guiana.

Os responsáveis por esta obra de arte cubista foram Whitney Houston e Will Smith a fim de exibir seus conhecimentos sobre trigonometria, desenhando um triângulo equilátero seguido de um triângulo isósceles. Originalmente as cores foram escolhidas de forma aleatória, depois que alguém inventou algum significado.

As linhas preta e branca foram posteriormente introduzidas pelo Colégio Otaku-Otome do Reino Unido só para ficar algo mais parecido com a bandeira da África do Sul.

SignificadosEditar

  • Vermelho - Representa a dengue hemorrágica.
  • Preto - É a cota para os negros da bandeira.
  • Amarelo - Representa a febre amarela.
  • Branco - Representa os rios que são brancos por causa da grande quantidade de sabão em pó, já que não existem lavanderias no país, toda roupa da Guiana é lavada nos rios.
  • Verde - Representa os bosques, florestas, anacondas, matos.

Evolução da bandeiraEditar