Abrir menu principal

Desciclopédia β

Bandeira da Guiné-Bissau

Bandeira da Guiné-Bissau é uma versão mais retangular da bandeira do Benim que só porque trocou a ordem das cores acha que alguém não iria confundir.

Guiné-Bissau
Bandeira da Guiné-Bissau.png

HistóriaEditar

Quando Portugal jogou fora a Guiné-Bissau em 1973, em meio a todas aquelas guerras civis teve quem se preocupou em desenhar uma bandeira. É verdade que seja lá quem foi que a desenhou não teve lá essas criatividades toda, apenas pegou as cores pan-bananais inventadas pela Etiópia, no formato da bandeira do Benim e colocaram uns símbolos comunistas negros como homenagem à população afro-descendente que vive na Guiné-Bissau.

A estrela negra simboliza o comunismo socialista soviético praticado na África até hoje (lá ainda não chegou a notícia que a União Soviética faliu) onde a guerra civil é distribuída igualmente deixando a população inteira pobre sem desigualdades. A sigla PAIGC (Pinguços Amantes de uma Interminável Guerra Civil) é do partido único ditatorial que manda na Guiné-Bissau, e como a baderna estava tanta até colocaram a sigla na bandeira (ou a bandeira na sigla?). Para você ter uma ideia, é mais ou menos como se no Brasil colocassem uma imensa estrela vermelha com a sigla PT no meio da bandeira.

SignificadosEditar