Abrir menu principal

Desciclopédia β

Bandeira da Itália

Bandeira da Itália é a tricolor italiana cujas cores representam respectivamente liberdade, igualdade e fraternidade. Por ser uma bandeira que qualquer um pode desenhar mesmo que seja daltônico, a bandeira italiana é uma das mais conhecidas do mundo.

Itália
Bandeira da Italia.png

Índice

HistóriaEditar

Durante a Idade Média a península italiana sempre foi dividida em cidades-estados, ducados, reinos, cada um com sua bandeira uma mais tosca que a outra, afinal, italiano sempre foi fascista e conseguem a proeza de odiarem até entre si. A moda nessa época eram bandeiras bem adornadas, cheias de brasões pomposos para que ninguém conseguisse copiar. Até que o Reino de Itália de 1805 é criado em Ferrara com uma bandeira tão tosca e simples que lembrava a do Brasil só que nas cores italianas.

É justamente por ser a mais fácil de desenhar que aquele molde do Reino de Itália perdurou por mais tempo, enquanto todos os ducados e cidades-estados iam falindo e sendo compradas pelo Reino da Sardinha que havia lançado no mercado pizzas de atum, aliche e frango com catupiry, monopolizando as pizzarias da Itália em 1948, ano em que lança o projeto para bandeira de Itália que foi adotada até 1946.

Bandeira atualEditar

O atual formato da bandeira italiana vem do Reino de Itália de 1861. É bem verdade que houve uma tentativa em 1797 com a República Cisalpina, mas tão falida que não durou nem 5 anos.

Desde 1946, após a derrota na Segunda Guerra Mundial quando todos os direitos autorais da bandeira da Itália foram vendidos para Pisa, tendo eles até uma fonte de letras só para si (o itálico) a atual bandeira tricolor foi adotada.

SignificadosEditar

  • Verde - Simboliza o orégano.
  • Branco - Simboliza a mussarela.
  • Vermelho - Simboliza o molho de tomate.

Evolução da bandeiraEditar