Abrir menu principal

Desciclopédia β

Bandeira da República Centro-Africana

Bandeira da República Centro-Africana é mais uma aberração da vexilologia (estudo das bandeiras, caso você seja desinformado e não saiba), formado por um monte de cores sem qualquer harmonia ou relação entre elas, como se o gênio que a tivesse desenhado fosse um ás do cubismo e surrealismo.

República Centro-Africana
Flag of the Central African Republic.png

Índice

HistóriaEditar

As primeiras bandeiras coloniais centro-africanas foram bem sem graça se comparadas com a atual. A bandeira da África Equatorial Francesa por exemplo era uma mera mistura entre as bandeira da Romênia e da Turquia, os colonizadores daquela área.

Antigamente, a República Centro-Africana respondia pelo nome de "Ubangui-Chari" que tinha a sua bandeira também: Uma bandeira da França com o brasão da águia nazista de Bokasa I sobreposto a um Sol.

Bandeira atualEditar

Com a independência da República Centro-Africana foi Barthélemy Boganda quem teve a brilhante a ideia da criação desta aberração em forma de bandeira multicolorida, mas Barthélemy Boganda, esperto como era, não cometeu o mesmo erro daqueles que fizeram a bandeira das Ilhas Maurício que resultaram naquela coisa gay, Boganda colocou além de algumas faixas horizontais, algumas verticais também. Ficou um arraso, uma pena que ninguém conheça a República Centro-Africana para apreciar a arte modernista desta bandeira.

SignificadosEditar

  • Azul - Simboliza a liberdade.
  • Branco - Simboliza a igualdade
  • Vermelho - Simboliza a fraternidade.

Algo de similar até aqui? Acho que não né.

  • Amarelo - Simboliza a cor dos rios centro-africanos.
  • Verde - Simboliza a selva. Definitivamente a única coisa que existe por lá.

Evolução da bandeiraEditar