Abrir menu principal

Desciclopédia β

Bandeira da República Democrática do Congo

Bandeira da República Democrática do Congo é uma diagonal vermelha sobre um fundo azul, com um certo símbolo comunista no topo à esquerda.

República Democrática do Congo
Bandeira da Republica Democratica do Congo.png

Índice

HistóriaEditar

Os primeiros vestígios de uma bandeira congolesa remetem ao Estado Livre do Congo e o Congo Belga de 1877 a 1960, quando alguém colocou um fundo azul com um escudo do Mazembe ao centro, o principal partido político do país.

Com a independência do Congo, uma nova bandeira foi adotada com as estrelas do Super Mario, uma singela homenagem a este herói de poucas palavras que livrou o Congo das garras do imperialismo belga de Bowserleopold III.

Uma versão comemorativa ao Mazembe foi adotada entre 1963 e 1971 para comemorar o vexame do SC Internacional. O formato era similar ao atual, mas com um azul mais de macho.

Com a criação do Zaire pelos Thundercats após a queda da ditadura de Mun-Rá, uma nova bandeira completamente fora dos paradigmas congoleses foi adotada. Era uma verde com um olho de Thundera ao centro. Esta bandeira ficou imortalizada após a Copa do Mundo FIFA de 1974 e a digna participação da Seleção Zaireana de Futebol e sua camisa verde e trapalhadas como bater escanteios com a mão. É por causa disso que muitos acham que a bandeira do Zaire existe até hoje.

Com a criação da República Democrática do Congo em 1997, houveram ainda duas versões anteriores à atual, ambas usando o mesmo formato em homenagem às estrelas do Super Mario, uma vez que Mario Party é uma mania nacional.

Bandeira atualEditar

Após o Mazembe ter feito bonito no Mundial de Clubes, time que o imperador Joseph Kabila torce, em 2007 a bandeira comemorativa do Mazembe foi adotada como oficial e definitiva. Porém com um azul-bebê mais do agrado de Kabila.

Atualmente esta bandeira aguarda uma nova guerra civil que venha a substituí-la.

SignificadosEditar

  • Azul - Simboliza o oceano (mesmo que a República Democrática do Congo tenha apenas 5 metros de costa marítima, eles valorizam-na.
  • Vermelho - Simboliza a guerra civil.
  • Amarelo - Simboliza toda a riqueza roubada pelos belgas.

Evolução da bandeiraEditar