Abrir menu principal

Desciclopédia β

Bandeira da República Tcheca

Bandeira da República Tcheca é tipo a bandeira da Polônia, mas com um triângulo azul no lado do mastro representando as calcinhas azuis das tchecas.

República Tcheca
Bandeira da República Tcheca.png

Índice

HistóriaEditar

A região histórica da Boêmia adotou a bandeira da Polônia, mas em 1918 um gênio chamado Jaroslav Kuzào foi quem teve a brilhante ideia de colocar um triângulo azul isósceles na lateral do mastro para diferenciar das demais bandeiras e ainda demonstrar que os tchecos tem conhecimentos sobre trigonometria, por acidente aquilo se tornou a nova bandeira da Tchecoslováquia.

Porém em 1939 os nazistas baniram a bandeira Tchecoslováquia (embora a nova bandeira do Protetorado de Boêmia e Morávia não fosse lá grandes diferença), e durou até 1945, quando os tchecos puderam retornar ao formato indecentes que gostavam.

Durante a Revolução do Velcro que reivindicava o direito de colar o velcro e Primavera de Praga a bandeira da Tchecoslováquia foi utilizada como símbolo do orgulho nacionalista das pernas abertas.

Bandeira atualEditar

Com a dissolução da Tchecoslováquia em 1992, os tchecos gostavam tanto daquela bandeira em formato de buceta arregaçada que decidiram mantê-la como bandeira da República Tcheca, para evitar a fadiga eles não criaram uma nova bandeira. A bandeira civil adota ainda uma silhueta da rainha e santa padroeira da República Tcheca, a Santa Silvia.

SignificadosEditar

  • Branco - Simboliza o colarinho do chope tcheco.
  • Azul - Não tem significado. Foi adotado de maneira um tanto aleatória em 1918.
  • Vermelho - Simboliza a menstruação das tchecas, cujo importante significado cultural representa a passagem da infância para a vida adulta.

Evolução da bandeiraEditar