Abrir menu principal

Desciclopédia β

Bandeira da Samoa

Bandeira da Samoa adotada em 1949 é uma versão mais esticada, copiada da bandeira de Taiwan, composta por um fundo vermelho com um quadrante azul ao topo à tralha, ainda com o desenho nacional, o coco. Mas não aquele coco verdinho e liso, e sim aquele marrom e cabeludo.

Samoa
Bandeira da Samoa.png

Índice

HistóriaEditar

As primeiras bandeiras de Samoa foram coloniais. Inicialmente a bandeira da Samoa Alemã adotou a bandeira do Iêmen como oficial.

Em 1914 com a falência da Alemanha os samoanos ficaram sem ninguém para dominá-los e muito menos sem bandeira, pegaram emprestado a bandeira da Nova Zelândia, e os neozelandeses fingiram que não viram isso (não que se importassem).

Mas poucos anos depois em 1922 a bandeira colonial do Protetorado da Samoa Ocidental foi adotada, no velho formato da bandeira da Austrália, mas com o símbolo samoano de três palmeiras desmatadas pela ação do homem colonial.

Bandeira atualEditar

A independência de Samoa foi um problema para os samoanos que ficaram sem saber que bandeira usar. Na falta de giz de cera, pincel ou canetinhas para desenharem algo para eles, foi importado uma bandeira made in Taiwan (literalmente). Para a bandeira não ficar totalmente igual à de Taiwan.

SignificadosEditar

  • Azul - Simboliza o oceano, única coisa que tem por lá mesmo.
  • Vermelho - Simboliza o urucum usado nas pinturas corporais e bilugais dos maoris locais.

Evolução da bandeiraEditar