Abrir menu principal

Desciclopédia β

Bandeira da Somália

Bandeira da Somália é uma das bandeiras mais fáceis do mundo de se desenhar. Num fundo azul, desenhe uma estrela branca, mais fácil que o escudo do Botafogo.

Somália
Bandeira da Somalia.png

Índice

HistóriaEditar

Anteriormente, a Somália teve algumas bandeiras coloniais. A Somalilândia por exemplo foi colonizada pelos britânicos, então naturalmente que a bandeira foi aquela velha porra da bandeira da Austrália, mas com o brasão somalilandiano de uma marca de tiro no espaço azul.

Já a Somália oriental foi colonizada pelos italianos, e tanto a Somália Italiana (1889–1936) como posteriormente a África Oriental Italiana (1936–1941) usaram a velha bandeira italiana que na época tinha ao centro um brasão de uma famosa pizzaria de Pisa.

Só a bandeira do Protetorado da Somália (1949) que chegou perto do que é a atual bandeira somali. Aquele fundo azul com o pentagrama do satanás foi adotada pela primeira vez, com um pequeno alerta em italiano para confiar na Somália por sua conta em risco.

É interessante citar também a Frente de Libertação da Somália Ocidental que tentou conquistar vastos pedaços de deserto da Etiópia chamado "Ogadén" em 1975, esse movimento teve sua própria bandeira que era na verdade uma bandeira de Portugal encontrada boiando no mar, provavelmente jogada fora por Moçambique alguns quilômetros aos sul e levava até lá pela correnteza.

Bandeira atualEditar

A atual bandeira somali é uma homenagem à bandeira da ONU, por isso utiliza a cor azul, não que a ONU se importe com a pobreza e miserabilidade daquele país.

Alguns atribuem o símbolo do centro da bandeira a uma estrela de cinco pontas que representa o pentagrama de invocação ao satanás islamismo, mas a verdade é que ela não passa de uma mera marca de tiro de bala perdida de alguma AK-47 da interminável guerra civil do país, que trincou algum pedaço de vidro e ficou naquele formato similar ao de uma estrela.

SignificadosEditar

  • Azul - Simboliza o mar onde os piratas somalis movimentam o PIB do país.
  • Branco - Simboliza a paz eterna que se encontra depois de ser massacrado e morto por alguma etnia rival a sua.

Evolução da bandeiraEditar