Abrir menu principal

Desciclopédia β

Bandeira da Zâmbia

Bandeira da Zâmbia é uma quase criativa bandeira africana formada por um fundo verde-oliva e três pedaços de fita durex colorida no canto inferior direito nas cores vermelho, preto e cor-de-burro-quando-foge-para-as-colinas, ao topo dessas listras a figura de faisão ao molho pardo.

Zâmbia
Bandeira da Zâmbia.png

Índice

HistóriaEditar

Inicialmente a Zâmbia teve suas bandeiras coloniais. Primeiro a bandeira de Rodésia do Norte que além da bandeira do Reino Unido metida ali (mania dos britânicos colocarem sua bandeira em todo canto) trazia o brasão da Rodésia do Norte, composto por minhocoçus negros e albinos convivendo em harmonia, com um faisão assado e uns steaks de peixe frito ao topo que eram servidos de aperitivos nas churrascarias de rodízio que existiam na antiga Zâmbia (daí o nome "Rodésia").

Por 10 anos houve a Federação da Rodésia e Niassalândia que também teve sua bandeira, a única diferença é que tiraram o faisão assado símbolo da Zâmbia e colocaram um cogumelo alucinógeno que comemorava a unificação daquele que ficou conhecido em algumas culturas como "Mushroom Kingdom".

Com a independência da Zâmbia em 1964 algo similar a atual bandeira foi adotada, com a diferença que o verde era mais escuro porque a bandeira foi desenhada numa caverna onde o seu desenhista Olangolango Malaubuga se escondia para não ser morto por uma eventual bala perdida disparada durante a guerra civil.

Bandeira atualEditar

A atual bandeira adotada em 1996 em nada difere da anterior, apenas com um tom de verde mais próximo do tom da folha de maconha. Aquelas tiras no canto inferior direito representam os armênios, seus colonizadores. Ao topo deveria ser a figura de um belo e imponente faisão, mas enquanto o autor da bandeira o copiava, um grupo de zambianos famintos transformou a ave num refogado de faisão a pururuca e foi o que acabou tendo que ser desenhado ali.

SignificadosEditar

  • Verde - Simboliza a selva, o que mais tem lá, por isso é a cor predominante.
  • Vermelho - Simboliza o esforço para a criação de uma nação melhor, mesmo que qualquer coisa seja em vão.
  • Preto - Simboliza os zambianos.
  • Cor de burro quando foge - Simboliza a cor dos rios zambianos.
  • Águia - Era para simbolizar a garra, mas acabou representando a fome do país, já que foi assada enquanto o artista da bandeira a desenhava.

Evolução da bandeiraEditar