Abrir menu principal

Desciclopédia β

Bandeira das Honduras

Bandeira de El Salvador da Nicarágua das Honduras é composta por três faixas horizontais azul, branco e azul ao estilo argentino de ser, como uma carta de baralho com cinco estrelas (cinco ouros na bandeira civil) adotada em 1866 após o campeão mundial de pôquer ter sido um hondurenho chamado Tio2.jpg.

Honduras
Bandeira de Honduras.png

Índice

HistóriaEditar

A primeira bandeira hondurenha foi a bandeira dos Estados Unidos da América Central adotada em 1823 com aquele agourado formato de bandeira argentina. Por isso que este estado não durou mais que 15 anos.

Bandeira atualEditar

Com a criação de Honduras em 1866 uma bandeira deveria ser adotada, mas e a preguiça de criar uma? A saída foi mesmo pegas a bandeira dos Estados Unidos da América Central e trocar o seu brasão por qualquer coisa aleatória... tipo umas cinco estrelas talvez, que representasse subliminarmente a possibilidade de Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Honduras e Nicarágua se unirem algum dia novamente.

É verdade que as cinco estrelas já foram já foram rearranjadas diversas vezes em variados formatos, já formaram cascatas, minhocaçus antes do atual arranjo em "X". Estas estrelas já foram amarelas também e até em formato de bolas de futebol.

SignificadosEditar

  • Azul - Simboliza o céu e o mar... nada de mais.
  • Branco - Simboliza o território de Honduras que diga-se de passagem não é nada branco.

Evolução da bandeiraEditar