Abrir menu principal

Desciclopédia β

Bandeira de Belize

Bandeira de Belize é um fundo azul com uma bola branca como se fosse um testículo aleijado e também duas faixas vermelhas horizontais ao topo e à base para criar o curioso efeito plástico da gravura de um sanduíche de ovo, o prato culinário símbolo de Belize. O brasão é bem detalhado e bonito, e consiste em um círculo de folhas de coca rodeando Kid Bengala segurando um porrete e um outro moreno qualquer segurando uma enxada ao lado do centralizado brasão trazendo os símbolos belizenhos da foice, do martelo, da coxinha de rodoviária e do navio afundando por ter batido o casco fatalmente contra os Recifes de Belize.

Belize
Bandeira de Belize.png

Índice

HistóriaEditar

Inicialmente Belize tinha uma típica bandeira colonial britânica com aquela bandeira do Reino Unido no canto superior esquerdo que hoje em dia só países otários ainda insistem em usar na sua bandeira (vide bandeira da Austrália).

Em 1950 o povo de Belize toma vergonha na cara e muda a bandeira. O Reino Unido estava tão pouco se fudendo para Belize que nem deu ciência daquela modificação.

Bandeira atualEditar

A atual bandeira belizenha é oficializada em 1981 junto com a independência do país. Como só haviam em Belize alguns tangamandapianos todos quiseram evitar a fadiga e só para dizer que fizeram algo novo introduziram duas linhas vermelhas que deu um toque de ridicularidade á bandeira (lembrando que Tangamandápio fica no México perto da fronteira com belize).

SignificadosEditar

  • Vermelho - Simboliza o sangue dos maias que os colonizadores sugaram.
  • Azul - Simboliza os Recifes de Belize
  • Branco - Simboliza o meu ovo esquerdo.

Bandeiras antigasEditar