Abrir menu principal

Desciclopédia β

Bandeira de Cabo Verde

Bandeira de Cabo Verde é uma versão semi-plagiada da bandeira da Europa, com a adição de alguns elementos aleatórios cabo-verdianos como duas faixas brancas e uma vermelha além de um pacman.

Cabo Verde
Bandeira de Cabo Verde.png

Índice

HistóriaEditar

A primeira bandeira cabo-verdiana foi criada pelo PAIGC em 1975, e não passava de uma mera bandeira da Guiné-Bissau sem qualquer originalidade, com apenas uma coroa de espigas de milho para diferenciar (isso porque o que plantam em Cabo Verde nem é milho, mas papoulas).

Bandeira atualEditar

Em 1992 com o fim da ditadura e do atraso (do atraso, nem tanto) uma nova bandeira deveria ser adotada que ostentasse o orgulho nacional e que não lembrasse em nada a antiga bandeira. Nada melhor que abolir as cores pan-bananais verde, amarelo e vermelho e uma bandeira da Europa azul fosse adotada como uma espécie de agradecimento eterno a seus colonizadores. Muitos acusaram os novos multipartidários de anti-africanismo por causa disso, mas por que não acusam a bandeira do Botswana disso ninguém sabe.

SignificadosEditar

  • Azul - Simboliza o céu e o oceano que parecem ser a única coisa que tem la.
  • Branco - Simboliza o tédio a paz que faz de Cabo Verde o país africano mais sem graça pacífico e democrático de todos.
  • Vermelho - Simboliza a luta da independência.
  • Amarelo - Simboliza a areia das dez ilhas que compõem o arquipélago.

Evolução da bandeiraEditar