Abrir menu principal

Desciclopédia β

Bandeira de Myanmar

Bandeira de Myanmar é uma irrelevante bandeira asiática, sobre a qual o Instituto Data Foda-se divulgou pesquisa, afirmando que 98% da população brasileira não sabe dizer como é a bandeira de Myanmar, e os outros 2% agrediram o entrevistador, por achar que este estava duvidando de sua sexualidade ao falar bandeira de meu amor(???).

Myanmar
Bandeira de Myanmar.png

Índice

HistóriaEditar

Historicamente, desde a Dinastia Konbaung, o atual território de Myanmar já usava a gravura de um pavão assado no seu pavilhão. Até 1842 com a criação da Birmânia Britânica e a imposição da bandeira da Austrália, mas com o tradicional brasão birmânico de um pavão assado.

Em 1943 alguns revolucionários até criam o Estado da Birmânia que dura só até 1945, adotaram a bandeira da Lituânia em homenagem aos bravos escravos lituanos que fugiram de um gulag na Sibéria e atravessaram 5.000 km de neve, desertos e montanhas até finalmente chegarem nos pântanos de Myanmar onde decidiram por fim fundar sua colônia. É claro que os britânicos após o fim da guerra em 1945 retomam a Birmânia para eles...

A fundação da República Socialista da União da Birmânia em 1974 marca a nova bandeira de Myanmar, importada de Taiwan... literalmente. A União de Myanmar criada em 1988 por completa preguiça mantêm a bandeira soviética mesmo que o comunismo já tivesse falido há muito tempo.

Bandeira atualEditar

Apenas 20 anos depois da falência do socialismo que os birmaneses recebem esta trágica notícia, em 2010, que demorou tanto para chegar porque uma viagem de Moscou para Yangon de jegue dura esse tempo, e uma viagem de Yangon para a nova capital Naypyidaw de charrete leva mais 2 anos, incluindo o tempo de descobrir onde fica e como pronunciar este nome. Na falta de melhores opções, a antiga bandeira lituana foi readotada.

SignificadosEditar

  • Amarelo - Simboliza o milho.
  • Verde - Simboliza as plantações do país.
  • Vermelho - Simboliza o comunismo a guerra civil.
  • Brasão - Mais um símbolo comunista.

Evolução da bandeiraEditar