Abrir menu principal

Desciclopédia β

Bandeira de Portugal

Bandeira de Portugal é tipo a bandeira de Malta misturada com a bandeira da Espanha, mas com a cor verde de original representando as azeitonas, porque bacalhau sem azeite não é bacalhau.

Portugal
Bandeira de Portugal.png

Índice

HistóriaEditar

Portugal é um dos países do mundo que mais teve diferentes bandeiras. cada novo rei era uma nova bandeira. Chegou a um ponto que estava tão avacalhado que cada nau portuguesa tinha sua própria bandeira. As bandeiras históricas de Portugal em nada tem a ver com a atual bandeira, e nem entre si.

A primeira bandeira oficial de Portugal é de 1095, quando os vikings da Finlândia chegam na Península Ibérica para férias de verão e ensinam aos portugueses a importância de uma bandeira, doando assim uma bandeira finlandesa com fundo branco e cruz azul para o Condado Portucalense, que permanece em uso até 1248. É bem verdade que entre 1139 e 1185 o rei Afonso Henriques pregou umas moedas na bandeira para disfarçar que Portugal independente era rica. O sucessor de Afonso Henriques, D. Sancho I viu aquela bandeira 100 anos depois da passagem dos vikings com o azul já desbotado e desgastado, sobrando apenas as moedas que o pai havia pregado, e aquele trapo permaneceu bandeira até 1248.

Depois de 1248 começou uma palhaça, cada novo rei era filho bastardo do antigo rei, e por isso sempre havia novas modificações na bandeira. D. Sancho II por exemplo acrescentou desenhos de castelinhos de Final Fantasy I. D. João colocou cactos na bandeira. Joana de Trastâmara colocou um cenário do seu jogo favorito Sokoban. E muitas outras aberrações de bandeiras surgiram entre 1248 e 1495.

A partir de 1495 os portugueses começaram com sua péssima mania de navegar, e junto com essa mania outras milhares de bandeiras, até o dia em que os portugueses foram conquistados e anexados pelo Brasil durante o breve Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves que teve sua bandeira também, bem feia, com fundo verde, um losango esquisito amarelo e um círculo azul cheio de estrelas aleatórias.

Mas em 7 de setembro de 1822 Portugal conquista a independência do Brasil e então passa a adotar a bandeira da Espanha emprestado (por causa da falta de uma, até então Portugal já havia tido tantas bandeiras diferentes que nem sabiam mais qual era a deles mesmo). Muito parecida com a atual, mas com as cores azul e branco.

Bandeira atualEditar

A atual bandeira vem da Revolução Republicana de 1910 e seja lá quem a desenhou não tinha muita firmeza no traço, afinal a fez completamente assimétrica.

SignificadosEditar

  • Verde - Simboliza as azeitonas, porque sem elas não haveria azeite, e sem azeite o bacalhau seria terrível.
  • Vinho Vermelho - Simboliza o vinho tinto francês muito apreciado pelos portugueses junto com o bacalhau.
  • Brasão - Simboliza a fidelidade eterna e submissão que os portugueses sempre terão com a Espanha.
  • Esfera Amilar - Simboliza o vinho, o bacalhau e o futebol descoberto por eles.

Evolução da bandeiraEditar