Abrir menu principal

Desciclopédia β

Bandeira de Tuvalu

Bandeira de Tuvalu é considerada por Tio1.jpg uma das mais belas e artisticamente falando mais estéticas do mundo.

Tuvalu Ulterior
Bandeira de Tuvalu.png

Índice

HistóriaEditar

As primeiras bandeiras tuvaluanas foram as coloniais, sendo a primeira de 1892 com a criação da colônia britânica das Ilhas Gilberto e Preta Gil. Seguia o mesmo modelo de todas bandeiras coloniais britânicas: Um fundo azul marinho com a bandeira do Reino Unido no cantão, e à direita na bandeira, no caso, um brasão kiribatiano de uma andorinha de ouro se afogando por ser de ouro e portanto pesada demais para voar.

Porém, em 1976 todos sabem que a província separatista de Tuvalu Ulterior foi comprada pela marinha de Andorra que estabeleceu uma nova bandeira (apenas colou a bandeira da Andorra por cima da anterior britânica) com a criação do Todo-Poderoso Território de Tuvalu que veio a durar apenas uns 3 anos.

Bandeira atualEditar

Com a libertação de Tuvalu Ulterior graças aos esforços do grandioso líder Tio1.jpg responsável também pela unificação de Tuvalu Ulterior e Tuvalu Citerior para a criação da unificada nação de Tuvalu, a atual bandeira foi desenhada pelo próprio.

A bandeira de Andorra foi mantida por se tratar de uma nação amiga, o azul escuro foi trocado por um mais claro e fosco como se tivessem jogado sabão no mar. E cada um dos nove rostos do Tio1.jpg representam uma das nove ilhas que formam o país: Funafuti, Nanumea, Nanumaga, Niulakita, Niutao, Nui, Nukufetau, Nukulaelae e Vaitupu.

Revolução de Tio2.jpgEditar

Em outubro de 1995, após a morte de Tio1.jpg, o seu irmão maligno de Tuvalu Citerior, o ardiloso Tio2.jpg liderou um golpe de estado ao país e assumiu o poder, instaurando naquela oportunidade uma nova bandeira, com a bandeira do Reino Unido no lugar da andorrana. Com seu rosto por cima de todos e com um rosto a menos (pois Nanumaga foi vendida para pescadores japoneses para que os tuvaluanos revolucionários com o dinheiro pudessem armar o golpe militar.

No final daquele mesmo ano, em dezembro de 1995 uma versão parecida com a de bandeira de Cuba foi adotada. Durou até 1997 quando Tia1.gif libertou o país das garras do antigo ditador e retomou a bandeira anterior desenhada por Tio1.jpg inclusive recebendo a ilha de Nanumaga de volta pelos japoneses que se arrependeram de tê-la comprado.

SignificadosEditar

  • Bandeira de Andorra - Simboliza a união, respeito e compromisso histórico que os tuvaluanos sentem em relação aos seus colonizadores andorranos.
  • Azul - Simboliza o mar (o que mais achou que poderia ser?).
  • Estrelas - Na bandeira civil as estrelas são substituídas por rostos de Tio1.jpg, representam cada uma das nove ilhas que formam Tuvalu.

Evolução da bandeiraEditar