Abrir menu principal

Desciclopédia β

Bandeira do Burundi

Bandeira do Burundi é mais uma versão multicolorida da bandeira da Escócia (vide bandeira da Jamaica também) composta de triângulos vermelhos e verdes com uma bola ao centro e três estrelas cada uma explodida com um tiro na cabeça, representando respectivamente a coexistência pacífica entre os grupos étnicos burundianos Hutus, Twas e Tutsis.

Burundi
Bandeira do Burundi.png

Índice

HistóriaEditar

O Reino do Burundi já utilizava um formato próximo do atual em 1680, porém ao centro havia a gravura de um grill onde eram feitos os churrascos canibais de forasteiros dos rituais burundianos (e sem a Incrível Bandeja Coletora de Gordura, porque os burundianos são tr00 e não precisam dessas boiolices). Ainda a gravura de uma flor papoula de onde é extraída o ópio, outro símbolo tipicamente burundiano.

Em 1885 com a criação da África Oriental Alemã uma bandeira colonial nazista foi adotada, com uma cruz nórdica e cinco bolinhas de gude nazistas desenhadas no retângulo superior esquerdo. Ainda bem que esta bosta não durou além de 1919.

Bandeira atualEditar

Com a guerra civil burundiana que começou em 1966 (e dura até hoje), entre 1966 e 1967 novas bandeiras foram propostas, uma mais esquisita que a outra, mas a que pegou e ficou foi a versão de novembro de 1967 e simbolizava a paz que nunca ocorreu entre Hutus, Twas e Tutsis com três estrelas de David destruídas.

SignificadosEditar

  • Verde - Simboliza as plantações de papoulas burundianas.
  • Vermelho - Simboliza o sangue derramado dos hutus e tutsis respectivamente.
  • Branco - Simboliza a paz eterna, que você encontra depois de ser morto num genocídio.

Evolução da bandeiraEditar