Bandeira do Chile

Bandeira do Chile criada por Tio Cheguevara1.jpg é o símbolo chileno malfadonho que todos conhecem como a dupla faixa vermelha e branca com um quadrado com uma estrela. Tudo milimetricamente confeccionado no Paint.

Bandeira do Chile
Bandeira do Chile.png

HistóriaEditar

 
A inspiração da bandeira chilena.

A primeira bandeira genuinamente chilena foi um poncho que os Mapuche penduraram para secar no varal do seu acampamento durante a Guerra de Arauco.

Porém, a primeira bandeira oficial foi a de Patria Vieja, criada em 1812 pelos melhores artistas da época, ou seja, Don Francisco, que empreendeu grande esforço na sua confecção utilizando apenas lápis de cor, um corretivo e um pedaço de papelão. O que resultou uma verdadeira obra-prima.

Posteriormente em 1817 os holandeses tomam controle do Chile onde usariam o clima favorável do país para plantar marijuana, porém no ano seguinte o país foi tomado pelos russos que instauraram o socialismo soviético na conduta política do país.

É devido a esse histórico que em 1973 Pinochet instaura a nova bandeira chilena já no padrão bem reconhecido atualmente.

Bandeira atualEditar

A atual bandeira do Chile foi instaurada em 1990 após a queda de Pinochet, é claramente uma cópia da Bandeira do Texas, um agradecimento aos cowboys americanos que foram ajudar nas minas chilenas.

SignificadosEditar

  • Vermelho - Representa o sangue dos araucanos derramado no chão, e também a menstruação uma vez que as mulheres conquistaram o Chile em 2006.
  • Branco - Representa a neve, mas é também um espaço destinado a escrever o que quiser.
  • Azul - Representa o céu do Chile (como se o céu em qualquer outro lugar do mundo não fosse azul também).
  • Brasão chileno - Um taça de um saboroso e cheiroso Cabernet Sauvignon genuinamente chileno. Eles que se acham os franceses da América do Sul.

Evolução da bandeiraEditar