Abrir menu principal

Desciclopédia β

Bandeira do Fiji

Bandeira do Fiji é mais uma vigente bandeira colonial britânica ainda em uso no mundo (junto com as bandeiras da Austrália e Nova Zelândia).

Fiji
Bandeira do Fiji.png

Índice

HistóriaEditar

A bandeira colonial não tem muita diferença para a bandeira apenas. A única diferença era o tom de azul, mais escuro, bem ao gosto dos britânicos, os colonizadores das ilhas Fiji. Algumas versões dessa bandeira traziam também dois Motumbos protegendo o brasão fijiano além de uma faixa com os dizeres "Rerevaka na kalou ka doka na tui" que significam em fijiano "sovaco na doca da tua tia", o lema da ilha.

Bandeira atualEditar

A atual bandeira vem com a independência das ilhas em 1970. A única modificação foi trocar o tom do azul escuro para um azul celeste porque... porque o Rei Asesela Sadole Mata achava mais bonitinho. Outras modificações não foram realizadas porque os 19 fijianos que existem estavam jogando pela Seleção Fijiana de Futebol da época e ocupados demais para coisas triviais como remover da bandeira do Fiji a baita bandeira do Reino Unido que pouco se lixam para vaquelas ilhotas.

A bandeira britânica foi mantida por preguiça em pensarem em algo melhor em homenagem a seus colonizadores que cagaram ali e foram embora. Os fijianos são realmente um povo respeitoso e tradição em relação à história (aliás, eles sabem o que é uma "bandeira"?).

No fundo azul há ainda um brasão incompleto de Fiji, uma embarcação em arquitetura japonesa (origami). O brasão se demonstra incompleto pelo mesmo motivo que a porra da bandeira britânica ainda está lá, por preguiça de desenhar um brasão inteiro bonitinho.

SignificadosEditar

  • Bandeira britânica - Simboliza o respeito dos fijianos pelos britânicos que aposto nenhum britânico deve saber onde fica Fiji.
  • Azul - Simboliza o mar e o céu, únicas coisas que existem por lá.
  • Brasão - O barquinho é o símbolo do único jeito de se chegar nas ilhas.

Evolução da bandeiraEditar