Abrir menu principal

Desciclopédia β

Bandeira do Gabão

Bandeira do Gabão nas cores brasileiras verde, amarelo, azul e branco é mais uma sem graça bandeira africana. O Gabão é tipo o Acre da África, ninguém se importa, ninguém nunca foi, ninguém sabe onde fica e muito menos sabem como é sua bandeira, logo a sua visita neste artigo é tão irrelevante como o artigo em si e o Gabão próprio.

Gabão
Bandeira do Gabão.png

Índice

HistóriaEditar

A primeira bandeira que pode-se dizer gabonesa foi da África Ocidental Francesa composta da cruz nórdica, o fundo vermelho, a suástica e a bandeira da França. Hoje, são as quatro grandes influências gabonesas se é que restou alguma identidade nacional para aquele povo.

Com a independência do Gabão em 1959, o novo país usou durante 1 ano um versão toda improvisada de bandeira que ainda tinha um quadradinho com a bandeira da França porque eles são muito gratos por toda purpurina e boinas que os franceses trouxeram.

Bandeira atualEditar

Em 1960 a atual bandeira gabonesa é adotada. Para quererem se achar mais importantes, manteram a bandeira da França (ou foi por preguiça de passar uma tinta verde por cima daquilo?). Deram uma alargada na faixa amarela e acharam que mudaram grandes coisas...

SignificadosEditar

  • Verde - Simboliza toda a selva que cobre 150% de território gabonês.
  • Amarelo - Simboliza a Linha do Equador, que eu saiba não é amarela.
  • Azul - Simboliza o Oceano Atlântico que é a única rota de fuga do país.

Evolução da bandeiraEditar