Abrir menu principal

Desciclopédia β

Bandeira do Gana

Bandeira do Gana é mais uma bandeira africana nas cores pan-bananais inventadas pela bandeira da Etiópia, composta por três listras horizontais em verde, vermelho e amarelo não necessariamente nessa ordem, mas na ordem que quiser, afinal, ninguém perceberia qualquer diferença, especialmente por não saberem a bandeira ganesa (nem os próprios ganeses devem saber).

Gana
Bandeira de Gana.png

Índice

HistóriaEditar

A primeira versão de uma bandeira genuinamente ganesa que não tivesse nenhum elemento europeu, é de 1957 quando algum gênio decidiu criar a União dos Estados Pobretanos que não durou mais que três meses. A bandeira era muito parecida com a atual, mas possuía três estrelas para simbolizar os três títulos ganeses de Copa do Mundo Sub-15 que a seleção de Gana tem.

Com a dissolução da União dos Estados Pobretanos em 1964, as três estrelas foram reduzidas a uma porque dois troféus haviam sido roubados e derretidos. Outro detalhe interessante é que devido à crise econômica houve carência na importação e produção de tinta amarela, bem como canetinhas e giz de cera amarelos, e por isso até 1966 a faixa central da bandeira teve que ser improvisada como branca.

Bandeira atualEditar

A atual bandeira é de 1966 e voltou a ter faixa central amarela. A bola de futebol simboliza que isso é a única coisa que faz Gana ser de vez em quando lembrada no mundo, o seu título mundial sub-17.

SignificadosEditar

  • Vermelho - Simboliza o sangue que não para de escorrer em todas aquelas guerras civis.
  • Amarelo - Simboliza a cor dos gramados ganeses.
  • Verde - Simboliza s plantações de repolho de Gana.

Evolução da bandeiraEditar