Abrir menu principal

Desciclopédia β

Bandeira do Haiti

Bandeira do Haiti é a versão caribenha da bandeira de Liechtenstein, com o mesmíssimo tom de azul e vermelho, para diferenciar a bandeira do Haiti tem ao centro um tosquíssimo brasão mal desenhado que você precisa de uma lupa para conseguir entender do que se trata, mas pelo o que dá para ver, trata-se de um abacaxi com asas de morcego.

Haiti
Bandeira Haiti.png

Índice

HistóriaEditar

Tecnicamente o Haiti teve muitas bandeiras ao longo de sua história, não que algo mudasse muito, mas a cada nova ditadura mudavam o desenho daquele quadradinho no meio da bandeira, sempre uma coisa mais carnavalesca que a outra.

Papa Doc e Baby Doc que tentaram fazer algo mais diferente na época que governaram e dividiram a bandeira haitiana horizontalmente e trocaram o azul pelo preto, inspirados na bandeira da Paraíba de onde vieram para o Haiti. Na prática nada mudou...

Bandeira atualEditar

A bandeira atual está em uso desde o terremoto do Haiti em 2010 que tingiu Porto Príncipe, quando o mastro oficial da bandeira foi quebrado e junto com ele a bandeira (a única do Haiti pois qualquer esboço de tecido que apareça por lá é usado como coador de café). O jeito foi grudar a bandeira usando dois band-aids doados pelas Forças Brasileiras de Paz.

SignificadosEditar

  • Azul Escuro - Simboliza a pútrida e fétida água oceânica poluídas das belíssimas praias haitianas.
  • Vermelho - Simboliza o sangue derramado toda vez que um terremoto dizima o país

Evolução da bandeiraEditar