Abrir menu principal

Desciclopédia β

Bandeira do Iêmen

Bandeira do Iêmen ou simplesmente "bandeira do Império Alemão invertida" é mais uma cópia da bandeira da Síria dentre aqueles países sem criatividade para bandeira lá do Oriente Médio.

Iêmen
Bandeira do Iemen (khat).png

Índice

HistóriaEditar

Como se sabe, antes do atual Iêmen existiam dois Iêmens, cada um com suas bandeiras.

Iêmen do Norte

Inicialmente em 1918 o Reino Mutawakkilite do Iêmen teve uma bandeira completamente vermelha representando a sanguinolência do jihad que eles praticavam. Mas só aquele único pixel vermelho estava ficando sem graça demais então em 1923 o sultão Halamahama rala Nahama introduziu na bandeira uns rabiscos brancos feitos no Paint. Aquela bandeira ridícula não durou nem 5 anos, e em 1927 os rabiscos foram trocados por algo mais estiloso como cinco estrelas e uma peixeira.

O Iêmen do Norte foi então criado em 1962, e na falta de gente paa criar alguma bandeira, eles apenas pegaram a bandeira do Iraque e apagaram o excesso de estrelas e rabiscos verdes, sobrando apenas a estrela verde central.

Iêmen do Sul

A parte sul do atual Iêmen já foi o Protetorado de Áden que teve a bandeira da Austrália como oficial, com a diferença de que o brasão foi feito no Paint.

O Iêmen do Sul foi outro que pegou emprestado a bandeira do Iraque em troca de mandar uns piratas para a Guerra do Golfo ajudar Saddam.

Bandeira atualEditar

Com a unificação do Iêmen em 1990 a nova bandeira foi desenhada de maneira mais simples possível usando os únicos elementos comuns nas antigas bandeiras dos Iêmens do Norte e do Sul, ou seja, pegando a bandeira colonial do Império Alemão e virando de cabeça para baixo.

Para dar uma diferenciada, os iemenitas colocaram duas folhas de khat na bandeira, o alucinógeno oficial do país, para que a vida seja menos ruim.

SignificadosEditar

  • Vermelho - Simboliza o sangue das mulheres iemenitas apedrejadas por não vestirem burca.
  • Branco - Simboliza a cor da lâmina da peixeira que todo iemenita carrega na cintura.
  • Preto - Simboliza a cor da burca das mulheres iemenitas.

Evolução da bandeiraEditar