Abrir menu principal

Desciclopédia β

Bandeira do Lesoto

Bandeira do Lesoto é uma divertida tricolor horizontal entre as faixas azul, branco e verde com um trizarrésimo brasão ao centro que muito lembra um daqueles vestidos de vendedoras de acarajé.

Lesoto
Bandeira do Lesoto.png

Índice

HistóriaEditar

A primeira vez que algo sofisticado como uma bandeira própria chegou no Lesoto foi na época colonial quando lá tinha um nome ainda mais escroto que Lesoto, a Basutolândia. Essa bandeira que durou de 1884 a 1966 era a mesma da bandeira da Austrália (última colônia britânica da atualidade), mas com uma típica arte local.

Com a independência do Lesoto em 1966 uma esquisita bandeira foi adotada, com duas faixas verticais verde e vermelha à tralha, e num fundo azul o desenho de um leque Basotho desenhado.

Com o golpe militar de 1987 o Leque Basotho que estava meio boiola foi trocado pela Mancha Basotho que alguns acham tratar-se de um escudo. A bandeira tinha um formato original versão lisérgica de uma camisa do Vasco com as atuais cores branco, verde e azul.

Bandeira atualEditar

Com o fim da ditadura em 1993, não foi em 1993 que a bandeira foi mudada afinal muitos achavam a bandeira bonita e digna de uma obra de arte surrealista, mas pressões forçaram mudanças para a atual bandeira adotada em 2006 para um formato sem graça de listras horizontais, com o desenho de um boné Basotho ao centro que mesmo assim não faz a versão atual ser tão legal como as anteriores.

SignificadosEditar

  • Azul - Simboliza a chuva gerada pela dança dos Basotho.
  • Branco - Simboliza a suposta paz que existe no Lesoto.
  • Verde - Simboliza aquele pedaço minúsculo de terra considerada Lesoto.
  • Preto - Simboliza o alien que deu origem aos lesotianos.

Evolução da bandeiraEditar