Abrir menu principal

Desciclopédia β

Bandeira do Mali

Bandeira do Mali é uma tricolor nas cores pan-bananais verde, amarelo e vermelho trazendo a gravura de um xiao xiao ao centro, sendo que alguns muçulmanos excluem essa figura por achá-la coisa do demônio.

Mali
Bandeira do Mali.png

Índice

HistóriaEditar

O antigo Império Mali teve uma bandeira, uma gravura representando Mali como uma churrasqueira envolta por uma Incrível Bandeja Coletora de Gordura, tudo simbolizando o calor do cão que fazia no deserto por lá. O seu subsequente Império Songhai não teve algo legal como uma bandeira como o Reino Dendi também não teve, por isso Mali ficou séculos sem bandeira porque todos lá estavam preocupados com algo mais importante como não morrer de sede e/ou desidratação/insolação.

Bandeira em Mali só em 1895 com a criação da África Ocidental Francesa, não que a bandeira colonial chegasse lá sem antes virar turbante ou algo de mais útil. Posteriormente o território do atual Mali foi subdividido e criado o Sudão Francês que trouxe uma nova bandeira, quando pela primeira vez a figura de um xiao xiao é adotada, evidentemente morto e estirado no chão fadigado pela aventura que é tentar sobreviver no Mali.

Com a independência do país, a Federação do Mali teve curta duração, mas teve lá sua bandeira. Apenas pegaram a antiga bandeira do Sudão do Sul e coloram as cores da bandeira da Guiné por cima das cores franceses e acharam grandes porra terem feito isso.

Bandeira atualEditar

A atual bandeira de 1959 traz ao centro um xiao xiao (kanaga) vivo. Porém, por deixar a bandeira mais fashion a população islâmica do Mali repudia essa figura e preferem uma versão sem graça que qualquer um confundiria com a bandeira da Guiné (na verdade essa confusão nunca ocorreu, porque ninguém sabe como é a bandeira da Guiné... como também não sabem como é a bandeira do Mali).

SignificadosEditar

  • Verde - Simboliza a cor que não existe em todo território desértico do Mali, por isso o verde é tão venerado.
  • Amarelo - Simboliza a areia do deserto.
  • Vermelho - Simboliza a guerra civil.

Evolução da bandeiraEditar