Abrir menu principal

Desciclopédia β

Bandeira do Senegal

Bandeira do Senegal é mais um plágio da famosa[carece de fontes] bandeira da Guiné que utiliza as cores pan-bananais inventadas pela Etiópia. Uma bandeira de três cores na vertical (já vi isso em algum lugar), com uma estrela no meio (eu já vi isso também em algum lugar) e nas cores batidas, com certeza não foi fruto de alguma mente criativa.

Senegal
Bandeira do Senegal.png

Índice

HistóriaEditar

As primeiras bandeiras senegalesas remontam o período colonial, quando a sem graça bandeira da França estava por lá.

É em 1958 que surge o primeiro rascunho de uma bandeira genuinamente senegalesa. Num fundo verde, uma estrela amarela, parecia genial e muito simbólico se não fosse o fato que, o vizinho a norte, a Mauritânia tivesse uma bandeira exatamente nesse estilo.

Mas os senegaleses não desistiram de sua cruzada por uma bandeira plagiada e por dois anos fizeram parte da Federação do Mali de 1959 a 1960, onde utilizaram uma bandeira do Congo só que na vertical e com um curioso boneco-palito assassinado para representar aquela conturbada época de guerra civil.

Bandeira atualEditar

Com a independência definitiva do Senegal em 1960, na falta de uma bandeira, os senegaleses apenas importaram a bandeira do Mali, achando que colocar uma porra de estrela no meio faria alguma grandes diferença. A sorte deles é que ninguém conhece mesmo a bandeira do Mali para poderem se confundir.

SignificadosEditar

  • Verde - Simboliza o islamismo.
  • Amarelo - Simboliza o deserto.
  • Vermelho - Simboliza a guerra civil.

Evolução da bandeiraEditar