Abrir menu principal

Desciclopédia β

Bandeira do Sri Lanka

A Bandeira do Sri Lanka tem um dos desenhos mais complicados das bandeiras asiáticas. Ela representa um desenho ao estilo "Lápis apontado muitas vezes", de um leão dourado que usa uma espada.

República Ditatorial Socialista do Sirigueijo
Bandeira do Sri Lanka.png

HistóriaEditar

A primeira bandeira que o Sri Lanka chegou a ter tinha o desenho da bandeira britânica, pois os britânicos tinham a mania de colocar sua bandeira em suas colônias, provavelmente pra nenhum idiota chegar lá e roubar as colônias deles.

Depois que os cingaleses resolveram cagar e andar para o que os britânicos pensam, resolveram adotar sua própria bandeira. Originalmente ela só tinha o desenho do leão dourado, mas alguém teve a idéia de copiar as cores verde e laranja da bandeira da Índia, e assim a bandeira está até hoje.

A última mudança ocorrida na bandeira foi substituir seja lá o que for que tinha nos cantos do desenho do leão dourado por folhas de figueiras, porque essas coisinhas tinham um formato sugestivo demais.

SimbolismosEditar

  • Cor amarela no fundo: Representa o ouro e jóias que os portugueses e holandeses roubaram do Sri Lanka e que faz uma enorme falta até hoje.
  • Leão dourado: Representa o fato de que os cingaleses acreditam na existência de leões dourados assim como as criancinhas acreditam em Fada dos Dentes.
  • Folhas de figueiras nos cantos: Cada uma representa um defeito do Sri Lanka: Pobreza, violência, xenofobia e intolerância religiosa.
  • Cor laranja e cor verde: Descaradamente copiadas da bandeira da Índia. Ver Bandeira da Índia#Simbolismos para saber seu significado.
  • Cor marrom no fundo do desenho do leão dourado: É a cor da pele dos cingaleses, que têm orgulho de sua raça igual aos afrodescendentes!