Abrir menu principal

Desciclopédia β

Bandeira do Sudão

Bandeira do Sudão é uma versão da bandeira do Egito mas com um triângulo verde à tralha para tentar dar uma diferenciada, não que houvesse alguém para confundir isso.

Sudão
Sudan Flag.png

Índice

HistóriaEditar

Antigamente o Sudão fazia parte do Quedivato do Egito e a sua bandeira era a mesma da Turquia, com um pacman comendo três olhos de horus.

Posteriormente, o Sudão Anglo-Egípcio teve uma bandeira que poderia ser usada como pulseira ou mesmo marcador de livro, devido a seu formato peculiar retangular. A bandeira era divida em duas partes, a primeira metade era o símbolo do islamismo sobre um fundo verde: um pacman comendo três fantasminhas; e a segunda metade a velha bandeira do Reino Unido só para variar.

É em 1956 que é feita a primeira bandeira genuinamente sudanesa, claramente feita às pressas e no improviso, numa berrante combinação entre os mais chamativos tons de azul, amarelo e verde. Como uma forma de tentar chamar alguma atenção para o país que até então era esquecido.

Bandeira atualEditar

A atual bandeira está em uso desde 1970, e ninguém precisou de criatividade nenhuma para fazê-la: Apenas pegaram na cara dura a bandeira do Egito e colocaram um triângulo verde que simboliza uma copa de árvore vítima do desmatamento, uma cultural atividade sudanesa.

Não foi a separação do Sudão do Sul em 2011 que mudou alguma coisa.

SignificadosEditar

Na verdade não há significados, como eles só copiaram a bandeira do Egito, esqueceram de combinar o que cada cor significaria.

Evolução da bandeiraEditar